28º Cine Ceará abre inscrições para curso gratuito de roteiro

Imagem:  O curso de roteiro será ministrado pelo cineasta, roteirista e professor de literatura e cinema Nirton Venancio (Foto: Cristina Pereira)Até o próximo dia 29, o 28º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema está com inscrições gratuitas abertas para o curso básico de Estrutura e Técnica de Roteiro para Ficção e Documentário. Com duração de 15 horas-aula, o curso será ministrado de 6 a 10 de agosto, das 14h às 17h, no Instituto do Ceará (Rua Barão do Rio Branco, 1594, Centro), em Fortaleza, pelo cineasta, roteirista e professor de literatura e cinema Nirton Venancio. Interessados no curso podem se inscrever no site do festival . São ofertadas 20 vagas.

O curso básico de Estrutura e Técnica de Roteiro para Ficção e Documentário englobará teoria e prática na atividade de escrita, discutindo conceitos e estratégias utilizadas em roteiros que saíram do papel para as telonas. Durante uma semana, a ementa debaterá desde as particularidades do roteiro de ficção, original e adaptado, às estruturas e técnicas do roteiro para documentário. O propósito é estimular a criatividade narrativa para que os participantes possam desenvolver os próprios projetos.

O ministrante do curso, Nirton Venancio, é um dos pioneiros da produção em Super-8 no Ceará. Trabalhou como assistente de direção em filmes de reconhecidos cineastas cearenses, como Rosemberg Cariry e Glauber Paiva Filho. Com uma carreira de curtas-metragens, recebeu indicações e prêmios de festivais nacionais, como o de Curitiba e o Cine Ceará, e internacionais, como o Festival Internacional de Oberhausen (Alemanha), o Nuevo Cine Latinoamericano (Cuba) e o Cine Viña del Mar (Chile). Atualmente, trabalha no documentário de longa-metragem Pessoal do Ceará – lado A, lado B, o qual cobre 50 anos da música cearense, de 1964 a 2014.

A relação dos 20 inscritos selecionados e a lista de espera de 10 candidatos serão divulgadas no dia 2 de agosto. O selecionado que não comparecer no primeiro dia de aula perde a vaga. Os alunos que cumprirem 70% da carga horária receberão certificado.

O 28º Cine Ceará ocorrerá de 4 a 11 de agosto, numa promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual nº 13.811), do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da SECULTFOR. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes. O patrocínio é da M. Dias Branco, do Banco do Nordeste e da Café Santa Clara. Os produtores também registram agradecimento à Enel.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Cine Ceará.

Fonte: Produção do 28º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema – fone: 85 3055 3465 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.