Colação de grau em Quixadá: o poder da superação e da resistência

Imagem: Os esforços do pai de Dieinison para garantir a educação dos filhos foi lembrado no discurso do orador discente (Foto: João Vilnei)O Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará acaba de formar novos 20 profissionais, graduados em Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Rede de Computadores e Ciência da Computação. "Além de ser um dia de celebração, deve ser lembrado como um dia de reflexão. Cada um de nós nesta sala está de parabéns por todos esses anos de estudos, esforços, sacrifícios e resistência", afirmou o orador representante dos discentes, Dieinison Jack Freire Braga, do Curso de Ciência da Computação.

Mais imagens podem ser vistas no perfil do Campus de Quixadá no Instagram

Dieinison fez um discurso carregado de memória e emoção, ao recordar que, na metade da trajetória do curso, perdeu o pai e o único irmão. "A morte deles me mudou de maneira profunda. Aprendi sobre as profundezas da tristeza e a brutalidade da perda. Mas também aprendi que, quando a vida o submerge, você pode chutar o fundo, subir à superfície e respirar de novo", ensinou.

"Pensamentos sobre desistência foram recorrentes. Mas meu pai, apesar de ter estudado somente até a quarta série, tinha plena convicção do poder transformador da educação. Ele repetia incansavelmente: 'Meu filho, a maior herança que posso deixar para você é seu estudo, sua educação'. E, ao desistir, o sentimento seria o de estar jogando fora todos os esforços e sacrifícios que ele e minha mãe fizeram para que eu conseguisse chegar até aqui", lembrou Dieinison.

Imagem: Colegas de formatura posam para foto no Campus de Quixadá, que pela primeira vez sediou a solenidade (Foto: João Vilnei)O Prof. Francicleber Martins Ferreira foi o orador docente. Em seu discurso, ele lembrou que o Campus da UFC em Quixadá, que completou 10 anos em 2018, "mesmo sendo um campus pequeno e tão jovem, já consegue instanciar um ambiente de diversidade intelectual que é um dos pré-requisitos para uma experiência universitária completa", sentenciou.

Ele também falou de outras provas que os concludentes enfrentarão daqui para frente. "Dizem que o que é alimento para um pode ser veneno para outro. Tenho certeza de que tudo depende muito da postura com a qual nós encaramos a vida. Por isso, quando surgirem as novas provas, os novos problemas, não se sintam intimidados, sintam-se desafiados. Sejam felizes", encerrou.

SENTIMENTO INÉDITO ‒ Pela primeira vez, a colação de grau ocorreu no auditório do próprio Campus de Quixadá, diferentemente de anos anteriores, quando a solenidade foi realizada na sede do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A identificação dos estudantes com o ambiente no qual viveram boa parte dos últimos anos fez a diferença no clima do evento, carregado de alegria e do orgulho de formandos e familiares. Vários funcionários da Instituição fizeram questão de assistir à cerimônia.

Foi comum ver os formandos mostrarem aos familiares as salas onde estudaram e as instalações do campus, em meio a sentimentos de orgulho e, desde já, nostalgia.

O reitor da UFC, Henry Campos, parabenizou os novos graduados pela Universidade, consagrada como a melhor do Norte e Nordeste do Brasil de acordo com os mais recentes rankings universitários. E incentivou os formandos a permanecer de mãos dadas com a UFC, reconstruindo laços com a vida acadêmica mesmo após a graduação.

Francicleber Martins Ferreira, do Curso de Ciência da Computação, representou os docentes como orador da solenidade. O ciclo de colação de grau de 2018.1 segue nesta terça-feira (24) com a primeira colação no Campus da UFC em Russas, às 18h, na própria unidade acadêmica (Rua Felipe Santiago, 411, Cidade Universitária). Cinco estudantes do Curso de Engenharia de Software serão diplomados.

Já em Sobral a colação de grau será no dia 27, às 18h30min, no auditório do bloco I do Campus Mucambinho (Rua Coronel Estanislau Frota, s/n, Centro), com 61 concludentes de seis cursos (Finanças, Engenharia de Computação, Música, Psicologia, Ciências Econômicas e Engenharia Elétrica).

Fonte: Campus de Quixadá da UFC ‒ fone: 88 3412 0919