Ajuste de matrícula para veteranos ocorre nesta quinta (26) e sexta-feira (27)

O ajuste de matrícula de 2018.2 de estudantes veteranos da Universidade Federal do Ceará ocorre nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27), através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) ou nas coordenações de curso.

Esse período tem como objetivo permitir que o aluno solicite algumas alterações (tanto inclusões quanto exclusões) de matrículas em componentes curriculares, por eventuais necessidades de adaptação. A oferta de vagas é reduzida, uma vez que a maioria das vagas já foi ocupada na matrícula curricular, que ocorreu de 16 a 18 de julho.

O ajuste não deve ser visto como prorrogação do período de matrícula regular, devendo ser usado em eventuais necessidades de adaptação, por exemplo, quando um aluno teve matrícula indeferida em uma determinada turma e deseja buscar outras turmas da mesma disciplina para tentar uma nova vaga.

Os aprovados no edital para transferência de outras instituições para a UFC em 2018.2 devem realizar a matrícula curricular dentro do mesmo prazo, também via Internet ou nas coordenações de curso. O mesmo vale para estudantes que tiveram o pedido de reabertura de matrícula em 2018.2 aceito. Os selecionados no processo para mudança de curso (interna) também devem se matricular em disciplinas nesse período.

Assim como acontece na matrícula curricular, no ajuste é necessário aguardar o processamento das solicitações de matrícula pelo SIGAA.

É importante lembrar que, após o ajuste de matrícula, as vagas reservadas são disponibilizadas para os demais alunos e definidas conforme o IRA geral.

MATRÍCULA INSTITUCIONAL – Para os alunos que pretendem manter o vínculo de discente ativo com a Instituição, mas sem estar matriculado em componentes curriculares, existe a matrícula institucional, que também pode ser feita durante o período de ajuste.

A matrícula institucional deve ser solicitada pelo próprio aluno através do SIGAA e não passa por análise da coordenação do curso. No entanto, o aluno deve estar atento aos limites de matrículas institucionais e trancamentos totais permitidos – que, somados, não podem ultrapassar quatro semestres letivos.

As datas referentes às etapas de matrícula podem ser consultadas a qualquer momento no calendário universitário.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fones: 85 3366 9528 e 3366 9036