Procurar no portal

Campus de Russas festeja colação de seus primeiros concludentes

Imagem: Os primeiros graduados do Campus da UFC em Russas (Foto: Viktor Braga/UFC)Bárbara Feijão Rodrigues, Deyvison Nogueira Rodrigues, Luan Dharlin Lemos da Silva, Matheus de Souza Oliveira e Matheus Diógenes Andrade. Esses nomes entraram para a história como os primeiros graduados do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas. A cerimônia de colação de grau ‒ a primeira do campus inaugurado em 2014 ‒ ocorreu na noite dessa terça-feira (24), no auditório da unidade. O sentimento de realização foi compartilhado pelos formandos do Curso de Engenharia de Software, seus familiares, amigos e toda a equipe que acompanhou o nascimento do campus na chamada "Capital do Vale" e ontem presenciou a concretização de um sonho.

Oradora discente, Bárbara Rodrigues, nascida em Tauá, ressaltou a satisfação de participar de uma ocasião especial e histórica, bem como de integrar a turma inaugural de concludentes, entre tantas outras que o campus ainda terá ao longo dos anos. "Para nós, tudo era novo. Vimos o campus crescer e se expandir à medida que evoluíamos no curso", recordou. Ela ponderou, contudo, que "pioneirismo é muito mais do que ser o primeiro", pois requer também uma postura constante de desejo pelo aprendizado, algo que ela e seus colegas pretendem cultivar na continuação de suas histórias.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Em seu bem-humorado discurso, Bárbara aludiu aos complicados algoritmos que ela e os colegas tiveram de solucionar durante as aulas e à saudade que vai ficar, inclusive de momentos como os das provas e do trabalho de conclusão de curso. "Mas nem tanta saudade assim", brincou, antes de enfatizar a importância dos laços criados com amigos e servidores, bem como com o município e a Universidade.

Imagem: Oradora discente, Bárbara Rodrigues, nascida em Tauá, ressaltou a satisfação de participar de uma ocasião especial e histórica (Foto: Viktor Braga/UFC)O sentimento geral no campus era o de uma realização coletiva que, ao mesmo tempo, pertence a cada um, como no caso de Matheus Oliveira, que veio da Bahia para estudar em Russas, e ontem, com a família, pôde comemorar a conquista do tão aguardado diploma. "É um prazer estar me formando pela UFC. Nosso curso foi muito bom, com professores excelentes. Vim da Bahia em busca de realizar um sonho. Foi bem difícil, mas muito gratificante", exultou.

Deyvison Rodrigues lembrou-se da complicada trajetória por se tratar da primeira turma da unidade. "Começamos do zero, era tudo um grande desafio e uma novidade para nós, para os professores e para todas as pessoas do campus. Então é uma satisfação enorme poder participar da primeira colação de grau e me formar em uma das melhores universidades do País", descreveu. Oriundo de Fortaleza, ele já está aprovado para um mestrado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Para Matheus Andrade, nascido em Tabuleiro do Norte, o que mais vai ficar na memória são as experiências e as vivências acadêmicas, pessoais e profissionais que teve durante os quatro anos de UFC. "A colação de grau é importante para mostrar o resultado de toda essa caminhada que o aluno percorre", orgulha-se. Quem também estava radiante pela conquista era Luan da Silva. Vindo de São Paulo, ele precisou se adaptar à vida no Vale do Jaguaribe e ontem celebrava um marco para ele e para o campus. Diz que está começando a colher os frutos do esforço que o fez chegar até o fim do curso. Vai voltar à terra de origem levando "muito aprendizado e muitas amizades".

UTOPIAS ‒ "Hoje é uma data histórica para a cidade de Russas, para o Vale do Jaguaribe e para o Estado do Ceará." Assim o Prof. Lindberg Gonçalves, diretor do Campus de Russas e orador docente da cerimônia, definiu a importância da primeira colação de grau da unidade. O campus nasceu de uma ideia e de uma eficiente articulação do professor, cujas origens e vivências estão atreladas à própria história do município de Russas. Segundo ele, a graduação dos primeiros estudantes é mais um marco dos novos tempos para a região, baseados no conhecimento e no impacto da educação superior de qualidade.

Imagem: O Prof. Lindberg Gonçalves, diretor do Campus de Russas, foi o orador docente da cerimônia (Foto: Viktor Braga/UFC)O professor agradeceu às várias parcerias que viabilizaram a implantação do campus, especialmente a Casa dos Amigos de Russas (CARUS) e a prefeitura do município. Lindberg Gonçalves disse que o campus representa "a realização da última das várias utopias" que teve ao longo de seus 47 anos de UFC. Lembrou aos concludentes a necessidade de sempre ter em mente o impacto social de suas atuações profissionais e os aconselhou: "Tenham muitas utopias; sonhem sonhos impossíveis".

NOVA HISTÓRIA ‒ O reitor Henry Campos parabenizou "os alunos que ajudam a escrever a nova história do Vale do Jaguaribe". Declarou: "Tenham a certeza de que vocês cursaram uma grande universidade. A sigla UFC traduz prestígio, seriedade e compromisso". Ele convidou os recém-graduados a reforçar permanentemente seus laços com a UFC e disse que a Universidade estará sempre de "portas e corações" abertos para recebê-los. Após destacar os avanços que a Universidade vem apresentando nos últimos anos ‒ mesmo com o recorrente corte de recursos e ataques à autonomia universitária em meio ao cenário político preocupante ‒, o reitor pediu que os estudantes cultivem o senso crítico e o compromisso social no exercício de suas profissões e trajetórias acadêmicas. "Perguntem-se o que podem fazer para transformar essa realidade social que nos envergonha. Façam valer a nova visão de mundo que aqui vocês conquistaram e não se esqueçam de seu compromisso com a felicidade."

Imagem: O reitor Henry Campos parabenizou "os alunos que ajudam a escrever a nova história do Vale do Jaguaribe" (Foto: Viktor Braga/UFC)Além do reitor e do Prof. Lindberg, compuseram a mesa do evento a vice-diretora do Campus de Russas, Aliny Monteiro; o vice-reitor, Custódio Almeida; o ex-reitor da UFC Jesualdo Farias; o pró-reitor de Graduação, Cláudio Marques, e outras autoridades.

O ciclo de colação de grau de 2018.1 segue no dia 27, às 18h30min, no Campus de Sobral, no auditório do bloco I do Campus Mucambinho (Rua Coronel Estanislau Frota, s/n, Centro), com 61 concludentes de seis cursos (Finanças, Engenharia de Computação, Música, Psicologia, Ciências Econômicas e Engenharia Elétrica).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fones: 85 3366 7331 e 3366 7938 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300