Abertura do II Encontro de Cordas Flausino Valle acontece neste sábado (28), no TJA

Imagem: Camerata de Cordas da UFCO Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará dá início, neste sábado (28), à programação de concertos (veja abaixo) do II Encontro de Cordas Flausino Valle – Performance e Ensino Coletivo. O evento, que ocorrerá até 5 de agosto, conjuga todas as áreas de ensino instrumental de cordas (friccionadas, dedilhadas e pinçadas) e oferta vasta programação com masterclasses e oficinas de instrumentos em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão e piano correpetidor.

Haverá ainda oficinas de música de câmara, musicoterapia, construção de rabecas, regência e arranjo orquestral, bem como práticas de grupo e apresentações artísticas.

Além das atividades de formação, o encontro realiza apresentações artísticas em todas as noites, no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro), Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema) e Salão Nobre da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica). A programação é gratuita.

II ECFV – Além de estudantes e professores do Curso de Licenciatura em Música da UFC, participam do II ECFV integrantes das Universidades Federais do Acre (UFAC), do Rio Grande do Norte (UFRN), de Pelotas (UFPEL/RS), de Brasília (UnB) e de outras entidades parceiras, como a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (ORCEC-CE), oferecendo oficinas de instrumento e de práticas de conjunto de grupos musicais com o objetivo de fomentar o aperfeiçoamento e compartilhar experiências entre os alunos participantes.

O I Encontro de Cordas Flausino Valle ocorreu em 2017, através de parceria entre as Universidades Federais do Acre e do Ceará, em um trabalho conjunto dos professores Leonardo Feichas (UFAC), Liu Man Ying (UFC) e Dora Utermohl de Queiroz (UFC), nas dependências da UFAC, em Rio Branco (AC).

Confira abaixo a programação de concertos:

28/07 – 17h: Camerata de Cordas da UFC

29/07 – 17h: Tributo a Piazzolla

30/07 – 17h: Trio Nepomuceno
Salão Nobre da Reitoria da UFC

31/07 – 19h: Camerata de Cordas da UFAC

01/08 – 19h: Concerto de Música de Câmara

02/08 – 19h: Camerata de Violões do II ECFV

03/08 – 19h: Grupo de Violoncelos da UFC

04/08 – 17h: Recital dos Professores do Festival

05/08 – 17h: Encerramento do Festival com a Orquestra de Cordas do Festival
Palco principal do Theatro José de Alencar

Mais informações podem ser obtidas na página do II ECFV no Facebook.

Fonte: Setor de Produção Cultural do ICA – fone: 85 3366 9223 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.