Novo diretor da Seara da Ciência toma posse e antecessor é homenageado

Imagem: foto do Prof. Ilde Guedes, novo diretor da Seara da CiênciaA posse oficial do Prof. Ilde Guedes da Silva, novo diretor da Seara da Ciência, espaço de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, ocorrerá na quarta-feira (1º), às 10h. Na solenidade, será feita a aposição da foto de seu antecessor, Marcus Raimundo Vale, na Galeria dos Diretores.

O Prof. Ilde Guedes da Silva é graduado em Física pela Universidade Federal da Paraíba, onde também fez mestrado em Física, e tem doutorado na mesma área pela Universidade de São Paulo. Desde 1994 é professor do  Departamento de Física da UFC.

Sua ligação com a equipe da Seara da Ciência começou em 2006, a convite do Prof. José Evangelista de Carvalho Moreira, da equipe pioneira da Seara, para substituir uma professora que se aposentou. Em 2008, o Prof. Ilde foi nomeado pelo então reitor Jesualdo Farias para o cargo de coordenador técnico-científico, equivalente a vice-diretor daquele espaço.

Com a aposentadoria do Prof. Marcus Vale, o Prof. Ilde foi convidado pelo reitor Henry Campos para o cargo de diretor. Feliz pela indicação, afirma que "é uma responsabilidade enorme substituir o Prof. Marcus Vale, que dirigiu a Seara durante 18 anos".

Como integrante da Seara, o Prof. Ilde é envolvido com vários projetos, dentre os quais se destacam os das feiras de ciências que agregam alunos das redes municipal e estadual de ensino; da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; e das coleções de vídeos Imortais da Ciência e Santo de Casa.

Para ele, um desafio grande como diretor é, diante do difícil momento econômico do Brasil, manter a busca de recursos para dar continuidade aos diversos projetos desenvolvidos naquele espaço, considerado referência nacional em divulgação científica e tecnológica.

"A Seara tem uma média de visitas em seu salão de exposições de 25 mil pessoas por ano. Nossa página na Internet recebe de 3 a 4 mil visitações diárias. O grupo de teatro científico faz mais de 40 apresentações por ano em escolas, praças e na própria Seara", detalha sobre a importância do espaço.

Imagem: foto do Prof. Marcus Vale. ex-diretor da Seara da CiênciaHOMENAGEM – O Prof. Marcus Vale, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, aposentou-se depois de 42 anos de dedicação à Universidade e 18 anos como diretor da Seara da Ciência, unidade da qual foi idealizador. Ao longo de sua trajetória na direção, o espaço se firmou como um local em que estudantes de vários níveis e a população em geral podem ter contato com a ciência e a tecnologia de forma didática, atraente e lúdica. Mesmo aposentado, continuará a fazer parte do corpo de conselheiros da Seara da Ciência.

A aposição da foto dele na Galeria dos Diretores da Seara faz parte das  homenagens que vem recebendo desde que anunciou a aposentadoria. Em fevereiro deste ano, junto com o Prof. Ilde Guedes e novos dirigentes da Seara, o Prof. Marcus Vale foi recebido pelo reitor Henry Campos, num encontro de despedida marcado pela emoção.

SAIBA MAIS – A Seara da Ciência, como espaço de divulgação científica e tecnológica da UFC, procura estimular a curiosidade pela ciência, cultura e tecnologia, mostrando suas relações com o cotidiano e promovendo a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento.

Nos laboratórios de pesquisa ou no Salão de Exposição, nos cursos oferecidos ou nas peças de teatro e shows científicos, estudantes e professores interagem com o mundo do saber, são despertados para a criatividade e se envolvem com a pesquisa. Outras informações sobre as atividades e projetos podem ser obtidas no site da Seara.

Fonte: Seara da Ciência – fone: 85 3366 9245