Tarcísio Pequeno receberá título de Professor Emérito da UFC nesta quinta-feira (2)

Imagem: Foto do Prof. Tarcísio PequenoSerá realizada nesta quinta-feira (2), às 19h, a solenidade de entrega do título de Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará a Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno, atual presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). A cerimônia ocorrerá no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

O título de Professor Emérito é concedido a docentes que atingiram alto grau de projeção no exercício de suas atividades acadêmicas. O Prof. Tarcísio Pequeno possui graduação em Engenharia Civil pela UFC (1970), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Informática (Computação) pela mesma instituição (1981), com estágio sanduíche na Universidade de Waterloo, no Canadá (1979).

Sua relação com a UFC, porém, vem de antes, pois seu pai, Haroldo Cipriano Pequeno, foi docente da Escola de Agronomia, uma das instituições fundadoras da UFC. O pai costumava levá-lo ao Campus do Pici durante as férias. Em 1971, Tarcísio ingressou como professor da UFC no Instituto de Física, que depois se tornou o Departamento de Física.

Com destacados conhecimentos em computação, liderou a instalação do Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da UFC, atual Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). Em 1981, tornou-se o primeiro doutor em Informática (Computação) oriundo do Ceará e, em 1985, criou o curso de graduação plena em Ciência da Computação na UFC, vinculado ao Centro de Ciências da Universidade. Aposentou-se da Instituição em 2007.

"Foram 36 anos de extrema dedicação a sua área de atuação, tendo sua carreira acadêmica se identificado com o progresso da computação na UFC e no Estado do Ceará", disse a Profª Simone Borges, relatora da proposta de concessão do título, em julho de 2015, quando da aprovação pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da UFC.

Tarcísio Pequeno foi professor na PUC-RJ, membro da Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Diretoria da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), do Comitê Assessor em Ciência da Computação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de representante da área de Ciência da Computação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Entre os temas de sua atuação acadêmica estão inteligência artificial, lógica, filosofia da linguagem, filosofia da mente, filosofia da ciência e, mais recentemente, processos de decisão e ciência da cidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331