Em Sobral, estudantes vencem barreiras e celebram colação, encerrando ciclo de 2018.1

Imagem: Na noite da última sexta-feira, 61 concludentes do Campus da UFC em Sobral realizaram o sonho da formatura (Foto: Anne Araújo)No Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, 61 estudantes terminaram a noite de sexta-feira (27) como profissionais, após cerimônia de colação de grau presidida pelo vice-reitor Custódio Almeida. Foram formados alunos dos cursos de Ciências Econômicas, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Finanças, Música e Psicologia. A solenidade encerrou o ciclo de colação de grau de 2018.1.

Como orador discente, o formando de Engenharia da Computação João Rafael Barbosa de Araújo falou sobre as felicidades e dificuldades encontradas no decorrer da graduação, do momento do ingresso na Universidade à formatura. "Somos mais engenheiros sempre que um professor vê em nós a coragem de enfrentar os desafios, manter a garra e não desistir", disse Rafael.

"Hoje saímos desta cerimônia com um valor técnico indiscutível e preparados para enfrentar o futuro que a vida nos reserva. Aqui nós selamos uma relação mútua na qual fomos aprimorados pela Universidade na mesma proporção que a aprimoramos", continuou o estudante, que pôde participar de diversos projetos proporcionados pela UFC, dentre eles bolsas de extensão e iniciação científica. Além disso, foi bolsista do programa Ciências sem Fronteiras na University of British Columbia, em Vancouver, no Canadá.

Imagem: Orador discente discursaA coordenadora do Curso de Ciências Econômicas, Alessandra de Araújo Benevides, foi a oradora docente. A professora destacou a transformação e o amadurecimento vivenciados pelos alunos durante a graduação. "Os professores, especialmente aqueles mais atentos, veem nitidamente a passagem do tempo e o amadurecimento cognitivo e intelectual de vocês", disse Alessandra. "Vocês estão transformados."

Ela reconheceu as dificuldades pelas quais passa o País atualmente, o que pode trazer obstáculos na carreira profissional, mas ressaltou o caráter especial que tem o diploma de ensino superior no Ceará. "Vocês passarão a fazer parte do seleto grupo de 5,5% dos habitantes do Ceará acima de 10 anos que possuem 15 anos ou mais de estudo", afirmou, com base em dados de 2017 do Anuário Estatístico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará.

"A UFC forneceu a base, os fundamentos, a teoria, a prática para a vida profissional. Agora é com vocês. É hora de vocês carregarem o bastão o mais rápido e distante possível", orientou a docente. "A chave é conhecer para se transformar, para transformar o entorno, para passar o bastão à próxima geração com a felicidade de ter feito a própria parte", finalizou.

Imagem: Formandos fazem juramento na solenidadeCRESCIMENTO – Durante discurso, o vice-reitor da UFC, Custódio Almeida, parabenizou os novos profissionais e os lembrou da relevância da graduação concluída, ressaltando o crescimento vivido pela Universidade nos últimos anos em alguns dos principais índices nacionais e internacionais.

"Tenham sempre presente que vocês cursaram uma grande universidade, que cresceu extraordinariamente nos últimos anos, galgou novos patamares de excelência e hoje se alinha às maiores e melhores academias do País. Vocês têm todo o direito de se orgulhar do diploma que carregam, pois a sigla 'UFC' traduz prestígio, seriedade, compromisso", garantiu.

PRESENTES – Além do vice-reitor, também participaram da cerimônia o pró-reitor de Graduação, Cláudio de Albuquerque Marques; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marilene Feitosa; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manuel Furtado Neto; o pró-reitor-adjunto de Extensão, Rogério Mâsih; o diretor e o vice-diretor do Campus de Sobral, Vicente de Paulo Teixeira Pinto e João Guilherme Nogueira Matias, respectivamente; e o secretário da Educação de Sobral, Francisco Herbert Lima Vasconcelos.