UFC e Prefeitura de Fortaleza definem parcerias para a realização de projetos culturais

Imagem: Reitor da UFC, prefeito e outros convidados da reuniãoNa tarde desta segunda-feira (30), o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, participou de reunião de trabalho com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. O encontro ocorreu no Paço Municipal, no Centro da cidade, e teve como pauta o estabelecimento de parcerias entre a UFC e a Prefeitura para a realização de projetos e eventos na área cultural.

Na reunião, o prefeito anunciou que, no final de agosto, haverá a inauguração do centro cultural Casa do Barão de Camocim, em frente à Praça Clóvis Beviláqua, ao lado da Faculdade de Direito da UFC, no Centro. A proposta é integrar o espaço revitalizado com a Vila das Artes e ocupar com uma série de atividades artísticas e culturais o prédio do final do século XIX tombado como patrimônio histórico do município.

Também anunciado para o próximo mês, pelo prefeito Roberto Cláudio, o começo das obras da 4ª unidade do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA), em terreno cedido do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da UFC. Outras unidades da Rede CUCA já funcionam na Barra do Ceará, no Mondubim e no Jangurussu, destinadas a promover cursos gratuitos nas áreas de cultura e esporte para pessoas de 15 a 29 anos. O prazo previsto para a construção do novo equipamento público é de 18 meses, contemplando um parque esportivo, a ser administrado em co-gestão entre a Prefeitura e o Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.

Veja mais imagens da reunião no Flickr da UFC

Imagem: Participantes de oficina de ioga em edição do Corredor Cultural do Benfica (Foto: Ribamar Neto/UFC)CORREDOR CULTURAL – Outro tópico debatido no encontro foi a retomada do Corredor Cultural do Benfica, iniciado no ano passado. Durante um final de semana a cada mês uma programação intensiva de apresentações artísticas, mostras e oficinas foi desenvolvida simultaneamente em espaços como a Concha Acústica, os Jardins da Reitoria e a Av. da Universidade. Em 2018, o corredor será retomado em setembro, com quatro edições mensais até dezembro, contando com o apoio da Prefeitura de Fortaleza para a infraestrutura física do evento, com toldos, palcos e locação de equipamentos de som externo. Nos dias do corredor, também ocorrerão feiras de empreendedorismo e economia criativa e serão disponibilizados serviços públicos gratuitos, como a emissão do Bilhete Único, a credencial de estacionamento para idosos e a aferição de pressão arterial e de glicemia.

A ideia é fomentar a ocupação de espaços públicos e praças pela população fortalezense no final de semana e motivar visitas guiadas a equipamentos culturais situados entre o bairro Benfica e o Centro da cidade. Entre os equipamentos a serem conectados por edições especiais da Ciclofaixa de Lazer com temática cultural estão o Museu de Arte da UFC (MAUC), a Casa Amarela Eusélio Oliveira, a Biblioteca Dolor Barreira e o recém-inaugurado Memorial do Paço Municipal.

CINE CEARÁ – Para a 28ª edição do Cine Ceará – Festival Iberoamericano de Cinema, a ser realizado de 4 a 11 de agosto no Cineteatro São Luiz, o apoio logístico da gestão pública municipal também foi solicitado. O evento, promovido pela UFC por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira, contará com agentes da Guarda Municipal e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) para auxiliar na segurança e facilitar o acesso do público ao local.

Estiveram também presentes à reunião o secretário de Cultura de Fortaleza, Gilvan Rocha, o jornalista Paulo Mamede, a produtora cultural Eldenir Rodrigues e o assessor de imprensa da Casa Amarela Eusélio Oliveira, Chico Célio.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331