II Encontro de Estudos Clariceanos abre inscrições de trabalhos nesta quarta-feira (1º)

Imagem: Escritora Clarice Lispector sentada ao lado de uma estante de livros (Foto: Arquivo da Família)Iniciam-se nesta quarta-feira (1º), via formulário on-line, as inscrições de trabalhos para a segunda edição do Encontro de Estudos Clariceanos da Universidade Federal do Ceará. Com o tema "Entre o histórico e o ficcional: sopros de vida", o evento comemora os 40 anos de publicação do último romance da escritora, o livro Um sopro de vida (1978). A obra, por meio de um questionamento poético e filosófico sobre os limites da própria linguagem, discute a condição humana no processo de composição literária.

A iniciativa ocorre de 7 a 9 de novembro, no Centro de Humanidades da UFC. Serão aceitos trabalhos na categoria comunicação oral que privilegiem a obra ficcional de Clarice Lispector. De caráter interdisciplinar, o encontro aceitará trabalhos no âmbito da literatura comparada, linguística, história, filosofia e demais ciências humanas.

Podem participar alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores. As inscrições para ouvintes iniciam-se no dia 16 de setembro. O evento contará com emissão de certificado de participação de carga horária de 30 horas.

O II Encontro de Estudos Clariceanos é promovido pelo grupo de pesquisa Espaços de Leituras: Cânones e Bibliotecas, coordenado pela Profª Odalice de Castro Silva, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC.

Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas no site do evento, na página no Facebook ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. Charles Ribeiro, da organização do evento – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.