1º Seminário ProteGEER da UFC aborda sustentabilidade e gestão integrada de resíduos

Imagem: Gráfico representando um homem colocando resíduo em uma lixeira (Imagem: Divulgação)Nesta quinta-feira (2), a partir das 8h, ocorrerá o 1º Seminário ProteGEER da Universidade Federal do Ceará. Entre os temas em pauta, situam-se gestão sustentável e integrada de resíduos sólidos urbanos, experiências de coleta seletiva, produção de biogás e outras formas de energias renováveis, e a compostagem de resíduos orgânicos.

O evento será no auditório da Pró-Reitoria de Graduação da UFC (bloco 308 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), e a atividade, cujas inscrições já foram encerradas, destina-se a pesquisadores, professores, alunos e técnicos. Acesse a programação completa do 1º Seminário ProteGEER da UFC.

O ProteGEER (Cooperação para Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos) é um projeto de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha, por meio dos respectivos governos, da Agência Brasileira de Cooperação e da Agência Alemã para Cooperação Internacional (GIZ), das universidades e dos institutos de pesquisa. Pelo projeto, são prestadas consultorias a órgãos governamentais nas esferas federal, estadual e municipal, com o intuito de incentivar políticas públicas de baixo carbono para o setor de resíduos sólidos.

Além de promover a gestão sustentável de resíduos sólidos, a ação do ProteGEER busca preservar os recursos naturais, mitigar os efeitos das mudanças climáticas, reduzir o uso de energia e a emissão de gases de efeito estufa. Um de seus principais componentes é a criação da rede Brasil-Alemanha de ensino e pesquisa em resíduos e clima, coordenada pela Universidade Técnica de Braunschweig e por pesquisadores de instituições nacionais de ensino superior, como UFC, UFPE, UFSC, UNICAMP, COPPE/UFRJ e UnB.

O 1º Seminário ProteGEER da UFC é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Recursos Hídricos e pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC).

Fonte: Prof. Ronaldo Stefanutti, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Recursos Hídricos – fone: 85 3366 9623