MEAC promove mais de 100 atividades na Semana Mundial de Aleitamento Materno

Imagem:   O objetivo da Semana é dar visibilidade à amamentação, incentivando todos os grupos do mundo a trabalhar o tema na prática (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)De 1º a 7 de agosto, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do complexo hospitalar da Universidade Federal do Ceará vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) com uma programação que reúne 108 atividades.

A abertura oficial da Semana será nesta quarta-feira (1º), às 8h, no refeitório da Maternidade-Escola (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo).

A SMAM é realizada desde 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês) com o objetivo de dar visibilidade à amamentação, incentivando todos os grupos do mundo a trabalhar o tema na prática e a colocá-lo na mídia para ampla divulgação.

Além das usuárias da MEAC, gestantes, puérperas e acompanhantes podem participar das atividades abertas ao público. O tema deste ano é "Amamentação é a base da vida".

Veja a programação completa e outras informações no site da MEAC.

Na MEAC, o Banco de Leite Humano (BLH) incentiva e promove o aleitamento materno por meio de diversas ações, como assistência às gestantes durante o pré-natal e às nutrizes com dificuldades em amamentação; controle de qualidade do leite humano ordenhado; treinamento e capacitação de profissionais da saúde; e pesquisas científicas na área. Mensalmente, o BLH atende cerca de 200 mães para doações e orientações. A unidade coleta aproximadamente 160 litros de leite humano por mês.

DOAÇÕES ‒ O Banco de Leite Humano da MEAC precisa de doações de leite e de frascos de vidro para armazená-lo. A maternidade dispõe de motorista para a coleta do leite em domicílio, que é organizada conforme a disposição dos bairros por regional, diariamente, nos turnos manhã e tarde, de segunda a sexta-feira.

"Também aceitamos doações de frascos de vidro com tampa plástica de 'boca' larga ‒ pode ser de café solúvel ou maionese ‒, de preferência nos tamanhos médio e pequeno", acrescenta Janaina (acento)Landim de Sousa, responsável pelo Banco de Leite Humano. Para saber mais, entre em contato com o BLH pelo número (85) 3366 8509.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da MEAC ‒ fone: 85 3366 8577