Seara da Ciência promove exposição, palestras e observação de Saturno

Imagem: Cartaz do eventoA Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará, abre suas portas ao público, nesta sexta-feira (3), para a primeira edição do Seara Asteroid Day.

A iniciativa é gratuita e visa incentivar estudantes e professores cearenses a pesquisar asteroides, objetos que vêm do espaço e podem causar danos à humanidade, segundo o Prof. Ednardo Rodrigues, coordenador do evento.

A programação terá início às 10h, quando uma exposição de meteoritos será aberta aos visitantes.

Às 14h, a palestra "Asteroides, meteoros e meteoritos: o que são e de onde vêm?" será proferida pelo Prof. Ednardo Rodrigues, do Grupo de Astronomia e Astronáutica da Seara da Ciência (GAS Interestelar). Às 15h será a vez do pesquisador Lauriston Trindade, do Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON), proferir a palestra "Do Ceará para o mundo: a descoberta das primeiras chuvas de meteoros no Brasil". A última palestra do dia, do Prof. Dennis Weaver, do Laboratório de Astrofísica e Cosmologia do Instituto Federal do Ceará (IFCE), será às 16h e é intitulada "Discos circum-estelares e evolução estelar".

A partir das 18h ocorrerá a atividade de observação de Saturno, no Observatório da Seara da Ciência, que está localizada na Rua Abdenago Rocha Lima, s/n, ao lado da entrada principal do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A programação se encerra às 20h30min.

Mais informações podem ser obtidas na página da Seara da Ciência no Facebook.

Fonte: Prof. Ednardo Rodrigues, da Seara da Ciência – fone: 85 3366 9245 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.