Gestão de riscos e governança no setor público integram pauta de debates na FEAAC

Imagem: Mesa de reuniões do Conselho Departamental da FEAACProcedimentos de gestão de riscos e governança no setor público foram debatidos em encontro de gestores da Universidade Federal do Ceará realizado na tarde desta terça-feira (31). A reunião foi sediada na sala do Conselho Departamental da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC, sendo presidida pelo diretor da unidade, Prof. Augusto Cézar Cabral, e contando com a presença de chefes de departamento, coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação e representantes estudantis.

Para o diretor da FEAAC, o momento é de celebrar conquistas e alinhar os gestores na condução de processos e no alcance de objetivos comuns. "A Universidade tem avançado no mapeamento de processos e na gestão, em especial, na governança do setor público. Esperamos consolidar essa visão de gerir os nossos riscos para atender às solicitações dos órgãos de controle, uniformizar os procedimentos e obter ganhos de eficiência", afirma o Prof. Augusto Cabral.

Na abertura da reunião, a diretora da Secretaria de Governança (SECGOV) da UFC, Profª Ruth Carvalho, apresentou um painel sobre matriz de riscos, área da gestão de riscos que contém o mapeamento de processos de empresas e instituições do setor público. Segundo a gestora, orientações de mapa de riscos propostas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e o referencial de governança do Tribunal de Contas da União (TCU) têm sido utilizados como parâmetros não apenas para a Universidade, mas para os órgãos públicos em geral. Ao avaliar os riscos em baixa, média ou alta intensidade, todos os dirigentes devem prever probabilidades e impactos nas rotinas de gestão e nos fluxos de trabalho, para então analisar os rumos dos processos e, assim, apoiar a tomada de decisões.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Imagem: A diretora da Secretaria de Governança da UFC, Profª Ruth Carvalho"Na perspectiva de alcançar objetivos estratégicos, uma ferramenta importantíssima é a gestão de riscos, ou seja, é onde vão ser identificados todos os riscos, que são eventos que podem impactar os objetivos da instituição. Estamos no esforço de desenvolver o projeto-piloto para mapear os processos, no sentido de que toda a Universidade possa conhecer os processos em profundidade para aprimorar a governança, com a mitigação e o controle dos riscos", explica.

Atualmente, o projeto-piloto de elaboração da matriz de riscos da UFC está sendo desenvolvido inicialmente em uma assessoria técnica da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e na diretoria da FEAAC, no Departamento de Contabilidade e nas coordenações dos cursos diurno e noturno de Ciências Contábeis. Entre os processos a serem mapeados com seus respectivos riscos avaliados pelos dirigentes estão desde matrículas, ofertas de disciplinas, contratação de professores por concurso público até gestão de patrimônio, compras de equipamentos via licitações e manutenção predial.

Para as próximas etapas, a Secretaria de Governança irá orientar os gestores e acompanhar a replicação desse projeto em outros setores administrativos e acadêmicos da UFC. Por meio de reuniões periódicas e realização de treinamentos, a SECGOV trabalhará junto aos professores e servidores técnico-administrativos para consolidar a cultura da governança na Universidade. "A governança é necessária e vai além das exigências dos órgãos de controle, porque há uma mudança de paradigma na administração pública, voltada para servir o cidadão e agregar valor em um serviço de qualidade prestado à sociedade", conclui a Profª Ruth.

Curso de mapeamento de processos realiza últimas inscrições
Comitê de Governança da UFC inicia debates para metas e gestão orientada por resultados

Fonte: Secretaria de Governança da UFC – fone: 85 3366 7437