Prof. Ilde Guedes toma posse como diretor da Seara da Ciência

Imagem: O Prof. Ilde Guedes da Silva (à esquerda) substitui o Prof. Marcus Raimundo Vale, que dirigiu a Seara da Ciência nos últimos 18 anos (Foto: Ribamar Neto/UFC)A Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará tem oficialmente novo diretor. O Prof. Ilde Guedes da Silva, do Departamento de Física, tomou posse na manhã desta quarta-feira (1º) como novo gestor do equipamento de divulgação científica da Universidade. Ele substitui o Prof. Marcus Raimundo Vale, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, que após 42 anos dedicados à Universidade, 18 dos quais à frente da seara, aposentou-se da Instituição.

Graduado e mestre em Física pela Universidade Federal da Paraíba, Ilde Guedes da Silva tem doutorado em Física pela Universidade de São Paulo e integra o quadro de docentes do Departamento de Física da UFC desde 1994. Em 2006, foi convidado a integrar a equipe da Seara da Ciência pelo Prof. José Evangelista de Carvalho Moreira, tendo sido, em 2008, nomeado vice-diretor do espaço.

Conduzida pelo reitor da UFC, Henry Campos, a cerimônia foi marcada por homenagens ao antecessor do novo diretor. Em seu discurso, o Prof. Marcus Vale, que foi o primeiro gestor do equipamento de divulgação científica, relembrou a trajetória da seara nesses 18 anos. "Embora criada em dezembro de 1999, a história da seara realmente começa por volta de dez anos antes. Em julho de 1989, a UFC sediava a 53ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Tomava posse o Prof. Ennio Candotti, que, ao término da cerimônia, me abordou para dizer que precisávamos fazer uma campanha importante: a criação de museus de ciências em todo o País", contou, lembrando que começou ali a busca por ideias e parcerias para a viabilização do museu.

Veja mais imagens do evento no Flickr da UFC

Imagem: Estudantes realizam visita guiada na Seara da Ciência (Foto: Ribamar Neto/UFC)"Ao longo dos anos, montamos uma exposição de ciências que atualmente oferece mais de 80 experimentos interativos, realizamos feiras de ciências, fazemos teatro com temática científica, produzimos vídeos científicos, ministramos cursos básicos para alunos da rede pública, temos observatório astronômico, site, biblioteca, oficina de produção de equipamentos", enumerou, agradecendo a todos os que ajudaram na consolidação da seara.

Presente à solenidade, o ex-reitor da UFC, Roberto Cláudio Frota Bezerra, aproveitou a oportunidade para também parabenizar o Prof. Marcus Vale: "O trabalho da seara é o mais nobre no sentido de popularizar a ciência. O Marcus Vale me contaminou com total entusiasmo", disse, relembrando as conversas e os pedidos do professor para a criação da seara.

O reitor da UFC, Henry Campos, destacou a importância da seara para a sociedade. "Aqui as portas se abrem diariamente para a comunidade, deixando que adentrem levas de crianças e jovens curiosos, sedentos de informação e prontos para se deixarem encantar pelos problemas e soluções da ciência, tecnologia e inovação", comentou.

Imagem: Na ocasião, o Prof. Marcus Vale ganhou mais uma homenagem: a aposição de seu retrato, inaugurando a galeria dos diretores da Seara da Ciência (Foto: Ribamar Neto/UFC)RESPONSABILIDADE – O novo diretor da Seara da Ciência, Ilde Guedes da Silva, destacou a responsabilidade de substituir seu antecessor, Marcus Vale, e dar prosseguimento às ações desenvolvidas pelo espaço. "A posse traz consigo uma responsabilidade imensa de dar continuidade a todos os projetos desenvolvidos aqui que precisam de recursos. Hoje é um dia de festa, amanhã será um dia de trabalho", afirmou.

RECONHECIMENTO – A cerimônia de posse do novo diretor da seara contou ainda com homenagens e reconhecimento a profissionais que atuaram no equipamento. Receberam placas de homenagem os professores Marcus Vale, Cleuton Freire e Evangelista Moreira. Na ocasião, o Prof. Marcus Vale ganhou mais uma homenagem: a aposição de seu retrato, inaugurando a galeria dos diretores da Seara da Ciência.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331