Grupo Iluminuras expõe bordados no Shopping Benfica a partir desta sexta-feira (3)

Imagem: Foto de quadros bordados da exposiçãoO Grupo Iluminuras – Literatura e Bordado, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, realiza, a partir desta sexta-feira (3), a exposição A carta de Pero Vaz de Caminha. Os quadros estão disponíveis à visitação até o dia 3 de setembro na galeria do primeiro andar do Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200, Benfica). O acesso é gratuito e aberto ao público.

A exposição reúne 23 quadros bordados por 22 artistas participantes do Iluminuras. Durante o primeiro semestre do ano passado, o grupo estudou a obra do escrivão português para transformá-la em bordados. Como resultado de seis meses de estudo, expõe desenhos de índios encantados com espelhos, caravelas portuguesas desembarcando em terras até então desconhecidas pelos europeus, a exuberância de árvores e animais nativos da região e até trechos da carta enviada ao rei Dom Manuel I.

As obras, que já foram expostas no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Rio de Janeiro, homenageiam os 200 anos de publicação no Brasil da Carta de Pero Vaz de Caminha, celebrados em 2017.

O Grupo Iluminuras é um projeto de extensão do Acervo do Escritor Cearense (AEC), da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, que tem o objetivo de estimular a leitura utilizando o bordado como forma de ilustração do interpretado. A coordenação é da Profª Neuma Cavalcante.