Curso de Mapeamento de Processos é aberto na CJA nesta quinta-feira (2)

Imagem: Curso acontece no auditório da Casa de José de Alencar (Foto: Jr. Panela/UFC)Foi aberto na manhã desta quinta-feira (2), na Casa de José de Alencar, o curso de Mapeamento de Processos, destinado a servidores das diversas áreas acadêmicas e administrativas da Universidade Federal do Ceará. A ideia é refletir sobre as atividades que constituem a rotina produtiva dos setores, melhorando as práticas e a gestão dos processos.

Conforme explicou a diretora-geral da Secretaria de Governança da UFC, Profª Ruth Carvalho, o curso faz parte da busca pela melhoria contínua de processos e pela mitigação de riscos, contribuindo para a Universidade caminhar em direção a uma boa governança. "É um processo gradual, mas que não tem volta. Em breve, as ações estarão mais visíveis para toda a comunidade universitária", disse a diretora na abertura do evento.

O pró-reitor-adjunto de Planejamento e Administração, Prof. Augusto Albuquerque, pontuou que o curso de Mapeamento de Processos é a "materialização do processo contínuo de planejamento" que a Universidade adotou, fazendo menção ao impacto prático que isso pode ter na melhoria dos setores. A pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, no exercício da pró-reitoria, Profª Editinete Garcia, destacou a parceria da PROGEP com outros setores para a capacitação contínua dos servidores. Dessa forma, lembrou ela, cumpre-se um dos pontos estratégicos da Universidade no sentido de cuidar das pessoas e capacitá-las para que os objetivos da Instituição sejam alcançados.

O incremento das estruturas e práticas de governança na UFC tem relação com o incentivo que o Tribunal de Contas da União (TCU) vem dando ao tema nos últimos anos. Recentemente, houve a institucionalização da governança na Universidade, com a criação de uma secretaria e de um comitê permanente de governança, bem como o estabelecimento da Política de Governança da instituição, por meio da Portaria nº 4.117.

Imagem: Curso acontece no auditório da Casa de José de Alencar (Foto: Jr. Panela/UFC)O passo atual, que consiste no mapeando de processos, é considerado fundamental para o ciclo de governança e para a efetividade dessa política. "O objetivo é que todas as unidades tenham seus processos mapeados. A partir disso, poderemos ter uma política de gestão de riscos", explicou o coordenador-geral de Auditoria da UFC, Rodrigo do Nascimento.

O curso, que segue até sexta-feira (3), envolve os dirigentes de todas as unidades acadêmicas e administrativas e membros das equipes (indicados pelas chefias) de cada unidade, de modo que a metodologia de mapeamento de processos seja conhecida e utilizada para subsidiar a gestão de riscos em todos os setores da Universidade.

Nesta manhã, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, esteve presente no curso, cuja promoção é da Reitoria, com a colaboração técnica da Coordenadoria-Geral de Auditoria e da Secretaria de Governança (SECGOV) da Instituição. A realização é da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Divisão de Formação Profissional (DIFOP) da Coordenadoria de Desenvolvimento e Capacitação (CODEC).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fones: 85 3366 7331 e 3366 7938