Seminário ProteGEER apresenta iniciativas para gestão de resíduos sólidos

Imagem: Reitor Henry Campos discursa na abertura do eventoOs desafios para a efetiva gestão de resíduos sólidos urbanos visando à preservação do meio ambiente e como universidades e institutos de pesquisa podem colaborar com governos e sociedade no enfrentamento da questão. Esses são pontos de pauta do 1º Seminário ProteGEER da Universidade Federal do Ceará, aberto na manhã desta quinta-feira (2), no auditório da Pró-Reitoria de Graduação da UFC (bloco 308 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

No evento, o projeto ProteGEER (Cooperação para Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos) foi apresentado à comunidade universitária. Ele é uma iniciativa de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha, por meio dos governos dos dois países, da Agência Brasileira de Cooperação e da Agência Alemã para Cooperação Internacional (GIZ), de instituições de ensino superior (IES) e de institutos de pesquisa.

Um dos pontos do ProteGEER é a criação da rede Brasil-Alemanha de ensino e pesquisa em resíduos e clima, coordenada pela Universidade Técnica de Braunschweig e por pesquisadores de instituições nacionais de ensino superior, como UFC, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e Universidade de Brasília (UnB).

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

O convênio nesse sentido, firmado entre a Universidade Técnica de Braunschweig e a UFC, envolve, na área de gestão sustentável de resíduos sólidos, a capacitação de professores da pós-graduação com estudos no setor, o desenvolvimento de disciplinas também na pós-graduação que estejam em consonância com o atendimento das demandas ligadas a gestão desses resíduos e realização de pesquisas de aplicação em larga escala que fomente a gestão sustentável dos resíduos, explicou a engenheira Christiane Dias Pereira, da Universidade Técnica de Braunschweig.

PROGRAMA – Na abertura do seminário, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, afirmou que o evento é realizado em um momento propício, em que a Instituição se consolida como a melhor universidade do Norte e Nordeste, como atestam avaliações do Ministério da Educação e rankings nacionais e internacionais, e em que a administração superior se alinha com os governos estadual e municipal, contribuindo com projetos e ações para enfrentar os grandes desafios da sociedade.

O reitor manifestou satisfação em ver, no programa do seminário, quanto pesquisas desenvolvidas na UFC têm avançado, fato que, segundo ele, reflete estar a Instituição antenada com as demandas da sociedade contemporânea e voltada para a internacionalização.

Após a fala do reitor, o presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC), Francisco das Chagas Magalhães, reforçou que os temas programados para o seminário se alinham à agenda global visando à preservação do meio ambiente. Acrescentou que o núcleo já vem fazendo interlocuções com o Prof. Francisco Nepomuceno Filho, do Comitê de Implantação do Parque Tecnológico na UFC, e agora com as ações a serem desenvolvidas no ProteGEER, a parceria do NUTEC com a UFC ficará ainda mais fortalecida.

Imagem: Evento ocorreu no auditório da Pró-Reitoria de Graduação da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)Em sua fala, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Nágyla Drumond, destacou que gerir resíduos sólidos é uma necessidade para erradicar lixões nas cidades, "para que se tornem sustentáveis e saudáveis para a maioria da população". Nesse processo, ela considera importante a abertura, para a sociedade, dos espaços de estudos e pesquisa, onde são produzidos conhecimentos.

A série de palestras do seminário foi iniciada pelo secretário do Meio Ambiente do Governo do Estado, Artur Bruno, que falou sobre "Programa de governo para redução das emissões dos gases de efeito estufa: coletas seletivas múltiplas". Ao longo desta quinta-feira (2), professores e pesquisadores da UFC, além de gestores e técnicos de secretarias e instituições governamentais, apresentam palestras sobre temas como gestão sustentável e integrada de resíduos sólidos urbanos, experiências de coleta seletiva, produção de biogás e outras formas de energias renováveis, e a compostagem de resíduos orgânicos. Confira a programação completa.

DESDOBRAMENTOS – O 1º Seminário ProteGEER da UFC é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Recursos Hídricos e pelo NUTEC. O coordenador do evento, Prof. Ronaldo Stefanutti, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Recursos Hídricos, e Christiane Dias Pereira, por parte da Universidade Técnica de Braunschweig, já anunciam que a partir do ProteGEER haverá desdobramentos de diversas ações.

Citaram como exemplo de cooperação, que envolverá as duas universidades e instituições governamentais e prefeituras, a elaboração de projeto de cidade sustentável, sendo a UFC uma das executoras. Também está prevista a realização de um curso de verão para capacitação de integrantes das universidades brasileiras que participam do ProteGEER. A proposta foi submetida ao governo alemão e aguarda resposta.

Fonte: Prof. Ronaldo Stefanutti, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Recursos Hídricos – fone: 85 3366 9623