Procurar no portal

Tarcísio Pequeno recebe título de Professor Emérito da UFC em solenidade na Reitoria

Imagem: Foto do Prof. Tarcísio Pequeno com o título de professor emérito nas mãos, ao lado dele, o reitor Henry CamposO auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará sediou, na noite dessa quinta-feira (2), a solenidade de outorga do título de Professor Emérito a Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno, atual presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). O título de Professor Emérito é concedido a docentes que atingiram alto grau de projeção no exercício de suas atividades acadêmicas.

Compuseram a mesa da cerimônia o reitor da UFC, Henry Campos; o vice-reitor da UFC, Custódio Almeida; os ex-reitores da UFC Roberto Cláudio Bezerra e René Barreira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes; o diretor do Centro de Ciências, Raimundo Nogueira; a titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Nágyla Drumond; o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (CITINOVA) da Prefeitura de Fortaleza, Cláudio Lima; e o presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti.

A solenidade teve início com a entrada do homenageado no auditório da Reitoria, conduzido pelos professores José Soares, Pró-Reitor de Relações Internacionais, Rossana Andrade e Javam Imagem: Foto do ex-reitor Roberto Cláudio falando ao microfone, na mesa da solenidadeMachado, ambos do Departamento de Computação. Em seguida foi feita a saudação pelo ex-reitor Roberto Cláudio Bezerra ao Prof. Tarcísio Pequeno. Em sua fala, o ex-reitor qualificou o mais novo professor emérito da UFC como "de brilho próprio, inteligência privilegiada e amor à ciência".

Destacou ainda Roberto Cláudio a relevância da atuação profissional de Tarcísio Pequeno na formação de pesquisadores no Ceará e sua contribuição científica tanto na área de ciências exatas quanto na de humanas. "O cientista humanista que hoje recebe merecida homenagem aprendeu a conjugar saberes, cresceu intelectualmente, ultrapassou fronteiras, partilhou conhecimentos com outras universidades, mas manteve intactos os laços com a Universidade de Martins Filho, de Haroldo Cipriano Pequeno, de Prisco Bezerra e de tantos outros que deram ao Ceará o direito de abrigar uma moderna universidade inserida na sociedade, aberta para o mundo e profundamente comprometida com os ditames da excelência", afirmou.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Em seguida, Tarcísio Pequeno fez seu discurso de agradecimento, quando rememorou seu primeiro contato com a Instituição, que se deu ainda na infância. Quando jovem, acompanhou o pai, o Prof. Haroldo Cipriano Pequeno, da Escola de Agronomia, em atividades na Estação Meteorológica da UFC. "Nas férias, ele nos trazia, a mim e a meu irmão, em um jipe, ao Campus do Pici e nos ensinava a ligar os aparelhos, a participar enquanto ele fazia os experimentos. A UFC para mim tornou-se, então, sinônimo de um lugar lúdico. Logo soube que seria uma pessoa para estudar, ser cientista e participar da Universidade", relatou.

Agradecendo a amigos e familiares, o pesquisador ainda relatou a vivência como professor na UFC e em outras instituições e abordou a relevância social da docência, enfatizando que o "verdadeiro papel do professor é despertar no aluno o prazer de aprender". Sobre a vida como cientista, Tarcísio Pequeno afirmou ser um grande desafio, em especial para as novas gerações. "A ciência fragmentou-se e cabe aos melhores de nós colocar os tijolinhos na parede. É preciso que o cientista não perca a noção de contribuição do próprio trabalho para a ciência. Quando se perde isso, você deixou de ser um ser humano, que é uma coisa completa, e passou a ser um 'animal laborans', como disse Hannah Arendt, ou seja, uma pessoa que não tem a menor ideia do que está fazendo", avaliou.

Imagem: Foto do reitor Henry Campos falando ao púlpitoEncerrando os discursos da noite, o Prof. Henry Campos evidenciou a contribuição de Tarcísio Pequeno para o fortalecimento da pesquisa no Ceará, através de seu trabalho na construção da estrutura oficial de apoio à pesquisa e à inovação científica no Estado. Para Henry, "o talento transbordante, energia e espírito visionário" inerentes ao homenageado foram combustíveis para uma atuação voltada à pesquisa de temas e desafios locais. "A história da FUNCAP até hoje conta muito da história do nosso homenageado. O título de Professor Emérito que hoje foi entregue ao Prof. Tarcísio Pequeno se traduz no penhor de nossa gratidão por tudo o que fez, continua fazendo e fará ainda por muito tempo, não apenas na nossa Instituição, mas também na defesa da ciência e do progresso social", disse.

CURRÍCULO – Tarcísio Pequeno possui graduação em Engenharia Civil pela UFC (1970), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Informática (Computação) pela mesma instituição (1981), com estágio sanduíche na Universidade de Waterloo, no Canadá (1979). Em 1971, Tarcísio ingressou como professor da UFC no Instituto de Física, que depois se tornou o Departamento de Física.

Com destacados conhecimentos em computação, liderou a instalação do Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da UFC, atual Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). Em 1981, tornou-se o primeiro doutor em Informática (Computação) oriundo do Ceará e, em 1985, criou o curso de graduação plena em Ciência da Computação na UFC, vinculado ao Centro de Ciências da Universidade. Aposentou-se da Instituição em 2007.

Foi ainda professor na PUC-RJ, membro da Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Diretoria da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), do Comitê Assessor em Ciência da Computação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de representante da área de Ciência da Computação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Entre os temas de sua atuação acadêmica estão inteligência artificial, lógica, filosofia da linguagem, filosofia da mente, filosofia da ciência e, mais recentemente, processos de decisão e ciência da cidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300