Agência UFC: criado aplicativo para ajudar a prevenir incontinência urinária

Imagem: Foto de duas mulheres vistas de costas: uma, vestida de jaleco, mostra a outra (paciente) o aplicativo num tabletPesquisadoras do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará criaram um aplicativo de celular voltado à prevenção da incontinência urinária, condição prevalente em mulheres e caracterizada pela perda involuntária da urina. Essa é uma das disfunções que podem acometer o assoalho pélvico, estrutura muscular e óssea localizada na região da bacia, entre os ossos púbis e cóccix.

O aplicativo, desenvolvido durante pesquisa de mestrado, é chamado Continence App e traz informações sobre a incontinência, além de formas de preveni-la. Com o app, as mulheres podem acompanhar uma série de exercícios voltados para o fortalecimento do assoalho pélvico.

A pesquisa é nesta semana tema de matéria da Agência UFC de Notícias, site de divulgação científica e de extensão da Universidade Federal do Ceará. Leia a reportagem completa.

Fonte: Agência UFC de Notícias – fone: 85 3366 7331