EIDEIA realiza nesta sexta-feira (10) a I Feira das Profissões em Pacajus

Imagem: Chegada dos estudantes à Escola de Ensino Médio Dione Maria Bezerra Pessoa (Foto: Rafaela Prado, bolsista do Projeto Comunicação do PRECE)Nesta sexta-feira (10), os alunos de ensino médio de Pacajus que esperavam um dia comum, com aulas de Matemática, Português ou Química, tiveram uma grande surpresa. Para comemorar o mês do Estudante, a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará, realiza, em parceria com a Prefeitura de Pacajus, a I Feira das Profissões e Empreendedorismo da cidade, na Escola de Ensino Médio Dione Maria Bezerra Pessoa (Av. José Lopes Mesquita, 300).

Até o fim do dia, os estudantes terão acesso a exposições de mais de 50 cursos de graduação, palestras que oferecem orientação profissional, noções de empreendedorismo, além de histórias de vida inspiradoras de universitários.

Proposta por bolsistas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), vinculado à EIDEIA, a I Feira das Profissões e Empreendedorismo de Pacajus reúne 120 voluntários na sua organização. O evento tem a parceria das três escolas estaduais de Pacajus: EEM Dione Maria Bezerra Pessoa, EEEP José Maria Falcão e EEM Padre Coriolano, além de instituições privadas do município.

Imagem: Universitários compartilham sobre as suas vivências na universidade com alunos do ensino médio (Foto: Rafaela Prado, bolsista do Projeto Comunicação do PRECE)Com o projeto Eu Curto a Universidade, o PRECE apresenta o acesso ao ensino superior como um direito do estudante da escola pública. Durante o evento, agrupados em oito salas da escola, estudantes universitários compartilham suas trajetórias de ingresso na graduação. Em uma dessas salas, bolsistas do projeto Eu Curto a Universidade apresentam a UFC e incentivam os alunos da educação básica a ingressarem no ensino superior.

O evento valoriza também a produção local, com mostras de música, dança e teatro protagonizadas por artistas da cidade. Contará ainda com 20 representantes de economia criativa, apresentando produtos de artesanato, gastronomia, floricultura etc.

Raquel Garcia, aluna do Curso de História da UFC e bolsista do PRECE, considera a feira um esforço coletivo para valorizar a educação como direito básico e essencial para o desenvolvimento social, estimulando o protagonismo estudantil e a mudança que parte da própria localidade. O evento tem a expectativa de receber cerca de 2.500 estudantes.

I Feira das Profissões e Empreendedorismo em Pacajus
Onde: Escola de Ensino Médio Dione Maria Bezerra Pessoa (Av. José Lopes Mesquita, 300)
Quando: 10 de agosto, das 8h às 17h