Abertas, até sexta-feira (17), inscrições para o curso Cultura e Língua Guineense Crioula

Imagem: O curso contará com certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFCEstão abertas, até sexta-feira (17), as inscrições para o curso Cultura e Língua Guineense Crioula, realizado pelo projeto de extensão Utilização da Tecnologia da Informação para Adaptação e Capacitação de Estudantes Africanos (TI2EA), do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará. A iniciativa é gratuita e são oferecidas 60 vagas. As inscrições são on-line.

Podem participar estudantes, professores e servidores da UFC, além da comunidade em geral. O curso tem como objetivo desenvolver habilidades, em nível básico, de leitura e fala na língua guineense crioula, uma das línguas faladas na Guiné-Bissau.

Nas aulas serão abordados aspectos como língua, moeda, etnias, religiões, vestimentas, gastronomia, pontos turísticos, ritmos musicais e personalidades guineenses. O curso contará com certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC.

Quem ministrará a atividade será Wilma João Nancassa Quadé, bacharela em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Wilma é secretária-geral da Associação dos Estudantes Guineenses na UNILAB, bolsista do Programa PET, desde 2017, e membra do grupo de poetas e poetisas Firkidja di no kampada. Ainda é vice-presidente da Célula do Brasil da Rede Nacional das Associações Juvenis da Guiné-Bissau.

PROJETO TI2EA – O projeto de extensão TI2EA visa empregar os diferentes recursos proporcionados pela tecnologia da informação e comunicação com a finalidade de facilitar a adaptação e alavancar a capacidade de alunos africanos que estudam em instituições de ensino superior no Estado do Ceará, principalmente na UFC e na UNILAB.

Atua em sete eixos: vida universitária, educação econômica, saúde, comunicação, cultura e lazer, educação ambiental e, por fim, social. Os temas são abordados virtualmente, bem como presencialmente, por meio de palestras, grupos de estudo e oficinas.

Fonte: Prof. José Maria da Silva Monteiro Filho, do Departamento de Computação da UFC – fone: 85 3366 9845