Curso de Oceanografia celebra 10 anos nesta sexta-feira (17) com evento no LABOMAR

Imagem: O curso de bacharelado em Oceanografia iniciou-se em agosto de 2008 e, em 2012, formou a primeira turma (Foto: Viktor Braga/UFC)Será realizada nesta sexta-feira (17), no Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará, a solenidade em homenagem aos 10 anos do Curso de Oceanografia da UFC. A iniciativa tem início às 15h30min, com a palestra "O Curso de Oceanografia e os dez anos de REUNI na UFC", proferida pelo vice-reitor da Universidade, Custódio Almeida.

O evento segue, às 16h30min, com a premiação dos melhores trabalhos do concurso de cartazes comemorativos da efeméride, e, às 17h, o Prof. Jesualdo Farias realiza palestra com o tema "Universidades públicas e o projeto nacional de desenvolvimento". Às 18h a solenidade se encerra com a entrega de premiação do mérito acadêmico a personagens de destaque nessa década de curso.

SOBRE O CURSO – O curso de bacharelado em Oceanografia iniciou-se em agosto de 2008 e, em 2012, formou a primeira turma. Desde então, foram diplomados 117 oceanógrafos. Atualmente atuam no LABOMAR 37 servidores técnico-administrativos e 31 servidores docentes (27 efetivos, 3 substitutos e 1 visitante), que atuam em diferentes áreas e atendem os discentes da Universidade e a sociedade através de projetos de pesquisa e extensão. Entre os 27 professores efetivos, 7 são pesquisadores de produtividade do CNPq.

Avaliada em 2017 com nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC), a melhor aplicada aos Cursos de Oceanografia do País, a graduação possui ainda vários programas de extensão, dentre os quais se destaca o Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM), que desde 2008 está sediado no Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC) do LABOMAR, no trabalho de conscientização e preservação dos manguezais do rio Pacoti.

Fonte: Profª Rozane Marins, coordenadora do Curso de Oceanografia da UFC – fone: 85 3366 7019