Ouvidoria da UFC comemora 15 anos e mais de 16 mil manifestações atendidas

Imagem: A ouvidora-geral da UFC, Geovana Cartaxo, participou do evento na Reitoria (Foto: Viktor Braga/UFC)A Ouvidoria da Universidade Federal do Ceará celebrou 15 anos de existência em evento comemorativo na tarde dessa terça-feira (14), no auditório da Reitoria. Na programação também ocorreu um encontro da Associação Brasileira de Ouvidores ‒ seção Ceará (ABO-CE). Criada em 2003, na gestão do reitor René Barreira, a Ouvidoria da UFC já contabilizou até hoje 16,5 mil manifestações, entre críticas, sugestões, denúncias e elogios, em uma década e meia de serviço.

Segundo a ouvidora-geral da UFC, Geovana Cartaxo, o momento era de festa, com o coletivo de ouvidores e a comunidade cearense presente. Para ela, a aprovação da Lei nº 13.460/2017 representou um reconhecimento nacional à profissão de ouvidor e, pela primeira vez na história do País, as ouvidorias estão devidamente regulamentadas. A ouvidora citou ainda uma pesquisa do Instituto Datafolha do ano passado segundo a qual 77% dos brasileiros consideram relevante o trabalho dos ouvidores, e o contato com as ouvidorias ajudou a resolver problemas em 73% dos casos.

"É um desafio que temos como ouvidores de afirmar a cidadania, a democracia e a alteridade, essa capacidade de se colocar no lugar do outro. Todo dia a gente se coloca no lugar do cidadão, do usuário e busca atender a essas demandas. Se um caso tiver uma solução positiva, isso enche a gente de esperança para melhorar e contribuir com o sentimento de cidadania e participação", afirmou.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Imagem: Parte da atual equipe da Ouvidoria da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)LEGADO ‒ Em sua fala, o assessor de Comunicação Institucional e primeiro ouvidor da UFC, Italo Gurgel, destacou que, desde o início, a ouvidoria tem desempenhado o papel de ser "uma ligação direta e desburocratizada entre a administração superior e as comunidades interna e externa da Universidade".

Segundo o Prof. Italo, não se concebe uma ouvidoria sem autonomia e representatividade, e a credibilidade do ouvidor é conquistada e edificada no dia a dia, a cada atendimento. Lembrou ainda os ouvidores que lhe sucederam e contribuíram para consolidar a Ouvidoria da UFC, a jornalista Lúcia Helena Galvão e os saudosos Ivonete Maia e Agostinho Gósson.

"No exercício da função de ouvidor, nem sempre é fácil solucionar pendências, entreveros e conflitos. Em todas as situações que enfrenta, por mais angustiantes que sejam, o papel do ouvidor é intermediar, buscar soluções, apaziguar os ânimos, sendo equidistante para aproximar as partes de um conflito", declarou.

O presidente da ABO-CE, José Valdo Silva, parabenizou a Ouvidoria-Geral da UFC por seus 15 anos e ressaltou a integração entre as ouvidorias de instituições públicas e privadas. "Desde muito tempo, tivemos uma consciência maior da importância desse diálogo face a face com o cidadão e do que significa ser ouvidor, não apenas para nós mesmos, mas para efetivar verdadeiramente os direitos fundamentais das pessoas", concluiu.

Participaram do evento a vice-presidente da ABO-CE e ouvidora da Ordem dos Advogados do Brasil ‒ seção Ceará (OAB-CE), Wanha Rocha; o ouvidor da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Paulo Henrique Araújo Lima; o ouvidor da Faculdade Integrada Grande Fortaleza (FGF), Irapuan Aguiar; o coordenador de Fomento ao Controle Social da Controladoria e Ouvidoria-Geral do Estado do Ceará, Ítalo Brígido Coelho; e a ouvidora da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza, Dayse Fuques.

UFC passa de terceiro a segundo em ranking da transparência nacional
Ouvidoria da UFC lança site visando a transparência e aproximação com usuários

Fonte: Ouvidoria-Geral da UFC ‒ fone: 85 3366 7339