Estudo do GTEL ganha prêmio de melhor artigo da revista "IET Communications"

Imagem: O artigo trata de tecnologias de transmissão sem fio de múltiplas entradas e múltiplas saídas, em que um grande número de antenas (de dezenas a centenas) são empregadas em um transmissor/receptorUm estudo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará venceu o prêmio de melhor artigo do ano pela IET Communications, periódico de referência na área de telecomunicações.

O trabalho intitulado "Massive MIMO: survey and future research topics" teve ainda o maior número de downloads na última edição da revista, o que amplia o potencial de citação desse estudo da UFC em outras pesquisas. Os autores são os professores da UFC André Lima Férrer de Almeida, Tarcísio Maciel e João Cesar Mota, membros do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL), junto com o ex-aluno Daniel Araújo e em parceria com o Prof. Minho Jo, da Universidade da Coreia.

O artigo apresenta um survey (tutorial) sobre tecnologias de transmissão sem fio de múltiplas entradas e múltiplas saídas, em que um grande número de antenas (de dezenas a centenas) são empregadas em um transmissor/receptor. A tecnologia também é conhecida como "sistema MIMO massivo" e promete ganhos de capacidade e eficiência espectral se comparada às tecnologias utilizadas nas redes móveis celulares atuais.

Segundo o Prof. André Férrer, "os sistemas MIMO massivos farão parte do futuro das telecomunicações sem fio, incluindo a quinta geração das redes móveis celulares (5G)". Ainda de acordo com o pesquisador, o artigo apresenta uma visão geral sobre o assunto, discutindo os desafios envolvidos e apontando temas para pesquisas futuras.

Imagem: O artigo foi elaborado por pesquisadores do GTEL A IET Communications é promovida pelo Institute of Engineering and Technology, uma das maiores instituições de engenharia do mundo, com mais de 168 mil membros em 150 países. Abrange pesquisas que permitam melhor compreensão e desempenho das tecnologias e sistemas de comunicação.

O periódico incentiva a publicação de estudos sobre soluções inovadoras para problemas dominantes nas telecomunicações, como ruído e interferência, e sobre a redução do desperdício de recursos escassos, como o espectro de frequências, energia e largura de banda.

SOBRE O GTEL – O GTEL foi criado no ano 2000 com a missão de desenvolver tecnologia em comunicação sem fio, através da pesquisa acadêmica e aplicada. Os trabalhos desenvolvidos visam sempre, através de modelos matemáticos, otimizar o uso da telefonia móvel para, em última análise, baratear custos e tornar o serviço mais confiável e seguro para os usuários, além de integrar as tecnologias atuais, viabilizando sua intercomunicação

Fonte: Prof. André Lima Férrer de Almeida, do GTEL – fones: 85 3366 9470 e 3366 9469