Procurar no portal

Oceanografia completa 10 anos com festa e reflexões sobre papel das universidades

Imagem: Estudantes de Oceanografia comemoraram os 10 anos do Curso, no Labomar (Foto: divulgação)Há 10 anos, chegavam à Universidade Federal do Ceará os primeiros jovens alunos interessados em desvendar os mistérios e compreender os fenômenos dos oceanos. Surgia o Curso de Oceanografia da UFC, o primeiro instalado no âmbito do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

De lá para cá, 117 oceanógrafos foram diplomados pela UFC. O aniversário de 10 anos do curso foi celebrados na última sexta-feira (17), no Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR). A tarde do evento, que se estendeu pela noite, foi marcada por bolo, festa e comemoração, mas também por profundas reflexões sobre o atual momento do ensino superior público e, ainda, sobre o papel das universidades no desenvolvimento social do Brasil.

Veja mais imagens do evento no Flickr da UFC

Imagem: Evento teve palestra dos professores Custódio Almeida e Jesualdo Farias (Foto: Ribamar Neto/UFC)As palestras "O Curso de Oceanografia e os dez anos de REUNI na UFC", do vice-reitor Custódio Almeida, e "Universidades públicas e o projeto nacional de desenvolvimento", do ex-reitor Jesualdo Farias – que era vice do então reitor Ícaro de Sousa Moreira na época da criação do curso –, deram o tom do evento.

Os palestrantes lembraram que o REUNI sofreu resistência e foi alvo de olhares céticos por parte de alguns setores na época de sua implantação, mas, atualmente, avaliam, o programa teve importância para tornar a Universidade mais acessível e democrática, com a ampliação da oferta de cursos e vagas na graduação e na pós-graduação, dentre outras mudanças.

O ex-reitor Jesualdo Farias destacou que, há cerca de 10 anos, a UFC possuía estudantes oriundos de cerca de 80 dos 184 municípios do Estado. "Hoje, temos alunos de todas as cidades do Ceará. Isso mostra que do que as pessoas precisam é oportunidade", afirmou.

Imagem: Bolo de aniversário em comemoração aos 10 anos do curso (Foto; Ribamar Neto/UFC)O CURSO – O Curso de Oceanografia da UFC é avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação, a melhor nota aplicada a cursos de Oceanografia do País. Tem apoio de 37 servidores técnico-administrativos do LABOMAR e 27 servidores docentes.

"Nosso curso se aprimorou à medida que identificamos gargalos, buscamos maior mobilidade na grade curricular, aumentamos o percentual de disciplinas optativas, ampliamos a extensão", avaliou a coordenadora do curso, Profª Rozane Valente Marins.

Um estudo exclusivo produzido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) sobre o curso foi apresentado na solenidade, mostrando mais dados positivos, como a participação da Oceanografia em programas de mobilidade internacional e sua presença em outros índices de avaliação, a exemplo do Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, no qual figura com 4 estrelas (de um máximo de 5).

Imagem: A coordenadora do Curso, Rozane Marins, comemorou os 10 anos ao lado de estudantes, servidores e convidados (Foto: Regiane Oliveira)Personalidades que marcaram a história do LABOMAR e da instalação do curso foram lembradas e homenageadas, como o Prof. Melquíades Pinto Paiva, fundador e diretor emérito do instituto, hoje dirigido pela Profª Oziléa Bezerra Meneses.

Estudantes que disputaram o concurso de cartazes comemorativos do LABOMAR também foram homenageados, assim como outros seis alunos que se destacam por sua participação ativa nas atividades do curso. Uma edição especial da revista Arquivo de Ciências do Mar, periódico do LABOMAR, será lançada em alusão aos 10 anos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300