Professores da UFC são empossados na Academia Cearense de Ciências

Imagem: Pessoas sentadas em cadeiras, ocupando as primeiras filas do auditório da Reitoria (Foto: Viktor Braga/UFC)Três professores da Universidade Federal do Ceará foram empossados na última sexta-feira (17) como membros da Academia Cearense de Ciências (ACECI). A cerimônia, ocorrida no auditório da Reitoria, contou com a presença do vice-reitor no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, e o Professor Emérito da UFC Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno foram empossados como membros titulares da academia e assumirão, respectivamente, as cadeiras de número 12 e 8. A Profª Lucicléia Barros de Vasconcelos, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC, foi empossada na categoria de membra afiliada.

Também foram empossados como membros titulares da academia o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Lucas Antonio de Sousa Leite e a pesquisadora do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) Fernanda Montenegro de Carvalho Araújo.

Imagem: A Profª Lucicléia Barros, o presidente da ACECI, José Albérsio de Araújo, e o Prof. Antonio Gomes, todos em pé (Foto: Viktor Braga/UFC)O presidente da ACECI, Prof. José Albérsio de Araújo Lima, disse que a instituição recebe "com muita honra" os novos integrantes e que eles dão novo fôlego à academia, ao compor um quadro com pesquisadores de destaque em diferentes áreas do conhecimento.

"Entrar para essa academia, que já é uma instituição bem consolidada no Estado, é muito bom e me incentiva bastante a continuar colaborando com o desenvolvimento da ciência", disse o Prof. Antonio Gomes. Por sua vez, o Prof. Tarcísio Pequeno ressaltou sua satisfação especial por passar a ocupar a cadeira cujo patrono é o Prof. Prisco Bezerra, que ajudou a fundar a UFC por meio da Escola de Agronomia do Ceará (hoje Centro de Ciências Agrárias da UFC). "Ele foi colega do meu pai na Escola de Agronomia, estiveram juntos na fundação dessa escola e eram muito amigos", relembrou.

A Profª Lucicléia Barros expressou o orgulho por passar a integrar a academia e salientou a importância do reconhecimento para os jovens cientistas. "É uma motivação para que os jovens possam seguir; justamente nesse momento em que a ciência é tão atacada, é oportuno que a gente levante cada vez mais essa bandeira."

CURRÍCULOS – Professor do Departamento de Física e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Antonio Gomes de Souza Filho é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Já atuou como pesquisador visitante na Universidade de Tohoku (Japão), no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Estados Unidos), na Universidade de Lyon 1 (França) e na Universidade de Campinas (São Paulo). Possui graduação (1997), mestrado (1999) e doutorado (2001) em Física pela UFC, com período sanduíche em Massachusetts, nos Estados Unidos (2001).

Imagem: O Prof. Tarcísio Pequeno, em pé (Foto: Viktor Braga/UFC)Professor Emérito da UFC, Tarcísio Pequeno é presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Possui graduação em Engenharia Civil pela UFC (1970), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Informática (Computação) pela mesma instituição (1981), com estágio sanduíche na Universidade de Waterloo, no Canadá (1979). Em 1971, ingressou como professor da UFC no Instituto de Física, que depois se tornou Departamento de Física.

Chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC, a Profª Lucicléia Barros de Vasconcelos possui graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, com período sanduíche na Universidade de Avinhão, na França (2011).

ACECI – Fundada em outubro de 1985, a Academia Cearense de Ciências (ACECI) é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das ciências básicas e aplicadas no Estado do Ceará. Todos os meses, os integrantes da ACECI se reúnem para discutir ações de governo, pesquisas científicas e problemas sociais de interesse da comunidade civil do Estado.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fones: 85 3366 7331 e 3366 7938