Circuito UFC-Arte no Interior é lançado hoje (24) com o espetáculo "Esse vazio", às 19h

Imagem: Cena da peça "Esse vazio"A Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da Universidade Federal do Ceará lança, na sexta-feira (24), a programação do Circuito UFC-Arte no Interior, projeto que realizará ações de formação e realização artística na Capital e no interior do Estado.

Serão promovidas atividades nos seguintes municípios: Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Limoeiro do Norte, Crateús, Juazeiro do Norte, Itapajé, Redenção, Paracuru, Aracati e Iguatu.

Foram selecionadas, por meio de edital, propostas artístico-culturais de projetos cadastrados no Programa de Promoção da Cultura Artística em 2018 (Bolsa-Arte). A programação nos municípios seguirá até junho de 2019, totalmente gratuita e voltada para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

LANÇAMENTO – Para marcar a abertura da programação, o palco do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210, Benfica) receberá, na sexta-feira (24), às 19h, o espetáculo Esse vazio. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos a partir das 18h.

A peça tem classificação de 12 anos e foi adaptada por Daniel Dias da Silva a partir do título original Um hueco, do diretor teatral argentino Juan Pablo Gómez.

A história se passa no vestiário masculino de um pequeno clube de uma cidade do interior. Três amigos de infância se reencontram e refletem sobre questões de amadurecimento, felicidade, sentido e perspectivas de suas vidas. O motivo da reunião é triste, o velório de outro amigo, integrante do grupo. Com direção de Sergio Módena, a produção traz no elenco Gil Hernandez, Sávio Moll e o próprio Daniel Dias da Silva. O espetáculo é produzido pela Lunática Companhia de Teatro, do Rio de Janeiro.

Imagem: Lançamento do Circuito também contará com apresentação do Flautário da UFC, do Curso de Música do Campus de Sobral (Foto: Divulgação)O lançamento do Circuito também terá a participação de projetos dos campi do Interior. Haverá a apresentação do Flautário da UFC, do Curso de Música do Campus de Sobral, e uma exposição fotográfica com trabalhos resultantes da oficina de fotografia digital Amor Próprio a Partir da Técnica de Fotozine.

A oficina será realizada pelo projeto Olha pro Céu Meu Amor, do Campus de Quixadá. Terá inscrições gratuitas e ocorrerá na programação do II Seminário Artes da Cena e da II Semana PROFARTES.

ILUMINAÇÃO – Com a abertura do Circuito UFC-Arte no Interior, a SECULT-ARTE da UFC inaugura uma nova estrutura de iluminação do Teatro Universitário, que passou por uma pequena reforma para receber o evento.

O novo equipamento possibilita melhor qualidade na iluminação dos espetáculos realizados no teatro, contribuindo para a fruição do público e para a prática dos grupos teatrais, alunos e professores que utilizam o espaço.

Imagem: Cartaz do II Seminário Artes da Cena e da II Semana PROFArtesII SEMINÁRIO ARTES DA CENA E II SEMANA PROFARTES – A abertura da programação do Circuito UFC-Arte no Interior acontece em paralelo ao II Seminário Artes da Cena e à II Semana PROFARTES, que ocorrem de 22 a 24 de agosto, com oficinas e apresentações artísticas.

O seminário tem como tema "Cena, ensino e comunidade" e busca indagar, por meio de palestras, mesas-redondas e oficinas, como a cena – em seu amplo sentido, conectando diversas artes: teatro, dança, performance, artes visuais, música, entre outras – constitui uma prática de pertencimento, de comunidade. Confira a programação completa.

A iniciativa é do Curso de Licenciatura em Teatro e do Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, em parceria com a Escola Pública de Teatro da Vila das Artes, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e da SECULT-ARTE da UFC.

As inscrições para as oficinas são feitas no site da Vila das Artes.