Primeiro livro da Coleção POLEDUC é lançado em solenidade na Reitoria

Imagem: Ex e atuais alunos e professores do POLEDUC participaram do lançamento do livro (Foto: Viktor Braga/UFC)Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior: Integrando Saberes é o título do primeiro livro da Coleção POLEDUC. Organizada pelos docentes Maxweel Veras Rodrigues e Sueli Maria de Araújo Cavalcante, a obra reúne artigos acadêmicos de autoria de professores e alunos do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC), da Universidade Federal do Ceará.

O livro, com selos das Edições UFC e Imprensa Universitária, tem 416 páginas e já está disponível – no formato e-book – no Repositório Institucional da UFC. Foi feita uma tiragem impressa e os exemplares estarão à disposição do público nas bibliotecas da UFC e no POLEDUC.

Ao agradecer e parabenizar todas as pessoas envolvidas na produção do livro, a Profª Sueli Cavalcante expressou o desejo de que a obra "possa contribuir na melhoria das políticas públicas e na gestão do ensino superior". Ela enfatizou que é apenas a primeira. "Anualmente faremos publicação na Coleção POLEDUC", garantiu.

O seu parceiro na organização do livro, Prof. Maxweel Rodrigues, coordenador do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, falou da alegria que o lançamento representa "para a grande família POLEDUC", agradecendo a todos os participantes, em especial, à equipe da Imprensa Universitária, e reforçando o compromisso de lançamentos anuais. Relembrou que desde 2005, quando foi criado esse mestrado voltado para servidores técnico-administrativos, o POLEDUC já formou 115 mestres "que estão desenvolvendo suas pesquisas em instituições de ensino superior de todo o Brasil".

Veja outras imagens do lançamento no Flickr da UFC

Imagem: Weslayne Nunes, que falou em nome dos autores dos artigos, entre os organizadores da obra, os professores Maxweel Rodrigues e Sueli Cavalcante (Foto: Viktor Braga/UFC)Em nome da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o pró-reitor-adjunto, Prof. Jorge Herbert Soares de Lira, elogiou os envolvidos, desejando que a qualidade do trabalho realizado pelo mestrado possa se perpetuar não só em outros livros da Coleção, como em artigos a serem publicados em revistas acadêmicas na área de gestão.

RESPONSABILIDADE E INTERCONEXÃO – Após a fala do pró-reitor-adjunto, foi feita a entrega de um exemplar do livro a cada um dos representantes dos 17 capítulos constantes da obra. Em seguida, em nome dos discentes autores dos artigos, falou Weslayne Nunes. Ela expressou o sentimento de gratidão e de dever cumprido, alertando para a responsabilidade de retribuição pelo que receberam ao longo do mestrado. Comentou também que os servidores técnico-administrativos têm responsabilidade e potencial em relação à produção científica. "Podemos, sim, pesquisar e produzir", disse.

Por fim, o vice-reitor no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida, encerrou a sessão de falas parabenizando e elogiando os organizadores e autores. Ressaltou que o POLEDUC se torna mais interessante por incentivar os alunos do mestrado a sistematizar, em forma de artigo, o que estão estudando, e o curso tem o diferencial de discutir aquilo que se vive na Universidade.

Imagem: O vice-reitor no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida"Dá para perceber que a gestão da UFC está em pauta", disse, acrescentando que ficou bem clara a noção de coletivo, de trabalho em rede, que guiou a publicação. "Na instituição tudo está interconectado", observou o vice-reitor, explicando que o que um setor faz reflete no outro. "É a visão de conjunto para valorizar nossa ação", concluiu.

PRESENÇAS – Na abertura da solenidade o Trio Terra Solis, integrado por alunos do Curso de Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, fez uma apresentação. A mesa de abertura foi composta pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profª Marilene Feitosa; pelo vice-coordenador do POLEDUC, Prof. Wagner Andriola, além de outras autoridades acadêmicas já citadas. Na plateia, ex e atuais alunos e professores desse mestrado profissional.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331