NOTA: na UFC, é tempo de crescer e honrar compromissos

Recentes conquistas celebradas pela Universidade Federal do Ceará, como o avanço no ranking das melhores instituições universitárias brasileiras e a inserção cada vez maior no cenário internacional, revelam sua capacidade de superar os obstáculos impostos pelo cenário econômico recessivo que, há muito tempo, aflige o País.

Hoje, com criatividade e rigor na gestão do orçamento, a Universidade amplia a presença no interior do Estado, estando já garantidos os recursos que irão permitir a conclusão de obras nos campi de Russas, Crateús, Sobral e Itapajé. São recursos assegurados por meio de Termos de Execução Descentralizadas – TED, firmados com o MEC/Sesu. Seus valores, superiores a R$ 10 milhões, se encontram empenhados ou em processo de empenho, o que garante a implantação de todas as etapas previstas nos respectivos projetos.

No corrente ano, mais uma vez, a UFC vem executando seu orçamento sem nenhum sobressalto e os contratos com fornecedores têm sido honrados nos prazos estabelecidos. A assistência estudantil, compreendendo o pagamento de bolsas e auxílios, Restaurante Universitário e manutenção de residências, está com seus recursos, da ordem de R$ 50 milhões, devidamente assegurados até o final do exercício de 2018 e já previstos no orçamento de 2019.

As emendas parlamentares impositivas, no total de R$ 1,02 milhão, já foram integralmente liberadas e se encontram em execução. Com relação às emendas não impositivas, estas deixaram de ser executadas por decisão do próprio Congresso.

Diante das dificuldades econômico-financeiras por que passa o País, a UFC busca, de um modo transparente e democrático, racionalizar o uso dos recursos disponíveis, tendo em vista reduzir desperdícios e elevar a eficiência de seus resultados. Ao mesmo tempo, buscam-se fontes adicionais de recursos, quer no próprio Ministério da Educação (MEC), quer em outras agências financiadoras, prática que tende a ampliar a inserção da UFC na comunidade local e tornar ainda mais efetiva sua internacionalização.

Prof. Almir Bittencourt da Silva
Pró-reitor de Planejamento e Administração