Agência UFC de Notícias completa um ano; veja balanço de reportagens produzidas

Imagem: Logomarca da Agência UFCA Agência UFC de Notícias ‒ canal de divulgação de pesquisas e de ações de extensão da Universidade Federal do Ceará ‒ completou um ano de atividades na quinta-feira (23). Nesse período, vários projetos de destaque tornaram-se conhecidos na comunidade acadêmica e na sociedade em geral, reforçando a imagem da Universidade como produtora de conhecimento, com impacto positivo no avanço da ciência e na vida das pessoas.

Desde agosto de 2017, foram 93 matérias publicadas no site da Agência, em produções escritas, vídeos e áudios. Só em 2018, os conteúdos divulgados semanalmente no canal já foram replicados pelo menos 137 vezes em veículos de imprensa locais e nacionais, entre emissoras de rádio e TV, jornais impressos, portais e blogues.

As notícias produzidas ganham ainda mais visibilidade nas mídias sociais da UFC. Em média, cada postagem referente às matérias da Agência alcança cerca de 22 mil pessoas, segundo indicadores de audiência dessas ferramentas.

Imagem: Professor Jeanlex de Souza próximo a alguns computadores e um equipamento de pesquisa em laboratório (Foto: Ribamar Neto/UFC)Os números ilustram a efetividade das notícias produzidas pela Agência e seu papel estratégico na divulgação científica e extensionista da Universidade ‒ algo que constitui um desafio e uma necessidade para as instituições públicas de ensino superior brasileiras. Além disso, reforçam o sentimento de pertencimento e de orgulho que o trabalho desenvolvido na Instituição gera no público interno e na sociedade cearense.

ESSENCIAL ‒ "É um trabalho muito bonito e muito importante, porque a UFC cresceu muito, então é essencial que tanto as pessoas de fora do mundo acadêmico como as de dentro da Universidade saibam o que está acontecendo", diz o Prof. Jeanlex de Souza, do Departamento de Física, coordenador de uma pesquisa que ajuda a entender o processo de metástase.

"Cada vez mais, a ciência feita no País está precisando de divulgação, porque é isso que defende a importância dela e pode impedir o corte de recursos", reforça o docente.

Imagem: Reprodução de uma página do site da Agência UFC com uma substância chamda hidrogel (Imagem: Reprodução/Agência UFC)INTERAÇÃO ‒ A Profª Judith Feitosa, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, teve sua pesquisa sobre o hidrogel divulgada pela Agência UFC. "A divulgação do nosso projeto suscitou uma interação com o Departamento de Ciências do Solo. Então estamos dando início, juntamente a pesquisadores deste departamento, a uma pesquisa com hidrogel a partir dessa divulgação que foi feita", conta a professora, que considera a iniciativa "extremamente importante".

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ‒ A Agência UFC está inserida em um recente contexto de ampliação de projetos relativos à divulgação científica na Universidade, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI), juntamente com outros setores da UFC.

São exemplos de iniciativas o SBPC no Ar, programa semanal da rádio Universitária FM e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e o Conversa com Cientista, que terá início nas próximas semanas e é uma produção da UFCTV em parceria com o Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC. A Universitária FM está elaborando mais um projeto nessa linha, a ser lançado ainda em 2018, em parceria com pesquisadores do Centro de Ciências e do Campus de Russas.

Para o coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, Prof. Nonato Lima, a Agência, com sua concepção de comunicação integrada, criou e está consolidando uma nova linha de divulgação na Universidade, que tem a ciência como notícia, ou seja, a pesquisa acadêmica e os projetos de extensão passam a ter um processo de apuração e de elaboração como matéria de jornalismo científico.

"Já tínhamos uma linha ampla e consolidada de divulgação da Universidade, mas a abordagem jornalística da produção científica exige um tratamento especial e diferenciado, e é o que temos feito na Agência UFC", explica o coordenador. Ele acrescenta que a Agência proporciona maior diálogo entre a Coordenadoria de Comunicação e as unidades acadêmicas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fones: 85 3366 7331 e 3366 7938