UFC está entre as 10 instituições sediadas no Brasil com mais pedidos de patentes

Imagem: Foto do pesquisador Francisco Ronaldo Belem, que desenvolveu uma máquina fatiadora de palma em sua pesquisa de doutoradoPelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal do Ceará aparece entre as 10 instituições sediadas no Brasil que mais depositaram patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A UFC se destaca nos Indicadores de Propriedade Industrial de 2018 do INPI em sexto lugar na lista de depositantes residentes, com 50 pedidos de patentes no ano de 2017.

Para o representante da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT) da UFC, Rodrigo Porto, o destaque da Universidade no ranking de patentes demonstra que a instituição tem crescido na área da pesquisa aplicada. "O depósito de patentes mostra o movimento de estudantes e professores da UFC produzindo inovações que geram impacto direto da vida da população. As pesquisas e as teses estão saindo das prateleiras e indo ao encontro das demandas da sociedade", considera.

De acordo com a CIT-UFC, o Centro de Ciências Agrárias foi a unidade acadêmica que mais registrou patentes no ano passado, com 17 solicitações de registros no INPI, 11 dos quais do Departamento de Tecnologia de Alimentos. Há destaque ainda para o Centro de Ciências, com 14 patentes, e o Centro de Tecnologia, com 12 registros. Também solicitaram patentes no INPI a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (6) e a Faculdade de Medicina (1).

RANKING – A primeira colocação na lista do INPI de patentes de instituições no Brasil ficou com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que apresentou 77 pedidos de patentes. Em seguida aparecem Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 69 depósitos de patentes; Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 66; e Universidade de São Paulo (USP), com 53.

A CNH Industrial Brasil aparece em sétimo lugar, com 35 registros, seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRJ), com 34 registros; pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com 31 patentes; e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), também com 31 registros.

DEPÓSITO – Para realizar o registro de uma patente, é preciso, primeiramente, verificar se não há nada igual ou semelhante já patenteado no Brasil e no mundo. Se o inventor responsável Imagem: Foto do prédio do Centro de Ciências Agráriastem ou teve vínculo com a UFC no momento em que a invenção foi concebida por completo, deve abrir um Processo de Registro de Propriedade Intelectual – Patente no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e incluir os documentos solicitados.

Após a análise da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT-UFC), é solicitado ao inventor o relatório descritivo, além de resumo, reivindicações e desenho do pedido de patente, os quais devem ser enviados ao e-mail do setor de patentes da UFC: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Com a documentação de acordo com a exigência do INPI, a coordenadoria inicia o processo interno de pagamento de pedido de patente.

Depois do pagamento, a CIT recebe do INPI o número do processo do pedido e o encaminha aos inventores que possuem vínculo com a UFC. A partir daí, a CIT acompanha o trâmite no INPI, respondendo a eventuais dúvidas ou contestações por parte do instituto ou de terceiros, e mantém o pagamento das anuidades em dia. A patente tem validade de 15 a 20 anos.

O passo a passo completo para depósito de patentes está disponível no site da CIT.

Fonte: Coordenadoria de Inovação Tecnológica – fone: 85 3366 9942