Circuito UFC-Arte nas Escolas comemora Dia do Estudante na EEFM Paróquia da Paz

Imagem: A Rádio Utrópico é um projeto coordenado pelo servidor Abraão Ferreira Monteiro Andrade, do Labomar (Foto: Divulgação)Neste sábado (25), a Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da Universidade Federal do Ceará realiza mais uma edição do Circuito UFC-Arte nas Escolas em comemoração do Dia do Estudante. Desta vez, o evento ocorrerá na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Paróquia da Paz (Rua Visconde de Mauá, 905A, Aldeota).

O evento terá início às 9h, com discotecagem da Rádio Utrópico, projeto que tem a coordenação do servidor Abraão Ferreira Monteiro Andrade, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC, e apresentação de dança do projeto Educadance.

Às 9h40min, os projetos Educadance e Rádio Utrópico ministram, respectivamente, oficinas de dança e discotecagem para os alunos da escola. Além dessas oficinas, será ministrada pelo projeto Coletivo Cabeça uma vivência em iniciação teatral.

O Circuito UFC-Arte nas Escolas está em sua quarta edição e busca fomentar o acesso às artes e colaborar com uma política educacional e cultural em que iniciativas culturais no âmbito do ensino superior dialoguem com o ensino fundamental, médio e profissionalizante.

OS PROJETOS – O Educadance é um dos projetos contemplados pelo Programa de Promoção da Cultura Artística (Bolsa-Arte) 2018 e leva a dança para locais onde ela possa desenvolver-se como prática de atividade física e artística, trabalhando a inclusão social e cultural. Divulga, assim, a dança como direito de todos.

Imagem: O projeto Educadance leva a dança para locais onde ela possa desenvolver-se como prática de atividade física e artística (Foto: Divulgação)O Projeto Rádio Utrópico é um trabalho de curadoria e compartilhamento de músicas folclóricas e culturais de diferentes partes do mundo, misturadas à cultura da música eletrônica, através das artes da mixagem, discotecagem, design, performance e audiovisual. Tenta resgatar em suas pesquisas ancestralidades culturais esquecidas e apagadas nos processos de globalização da música pop.

Já o Coletivo Cabeça pesquisa o espaço de afetação dos fluxos sociais, afetivos e políticos que correm pelo o ambiente escolar e bordejam os corpos de maneiras diversas, por meio de laboratórios e pesquisa em teatro-performance. O Coletivo Cabeça também integra o Bolsa-Arte 2018.

O evento será encerrado ao meio-dia. Mais informações estão no site da SECULT-ARTE.