Minicurso gratuito sobre literatura e interpretação textual inscreve até 9 de setembro

Imagem: O minicurso é ofertado pelo Departamento de Literatura da UFC (Foto: divulgação)Estão abertas, até 9 de setembro, as inscrições para o minicurso Educação, Leitura e Literatura: Diálogos Possíveis, ofertado pelo Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará. Com 40 vagas disponíveis, o minicurso tem como objetivo explorar o conceito de literatura e conteúdos de interpretação textual em diferentes linguagens e recursos, como música, cinema etc.

Os assuntos abordados estão relacionados ao conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e envolvem, por exemplo, literariedade, semântica, cânone literário e formação do leitor. Os encontros terão os seguintes temas: O que é literatura?; A linguagem literária; Os gêneros literários; Recursos do texto: retextualização, releitura e apropriação; Tópicos de literatura brasileira.

O minicurso é gratuito, aberto a quaisquer interessados, totaliza 16 horas-aula e ocorrerá sob orientação da Profª Irenísia Torres, do Departamento de Literatura. As aulas serão ministradas pela graduanda Ana Filgueira, do Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Alemã e Respectivas Literaturas.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. Haverá emissão de certificado de participação.

Com início no dia 14 de setembro, as aulas ocorrerão às sextas-feiras, até 5 de outubro, das 14h às 18h, na sala 9 do Bloco Tupinambá (Coordenação-Geral das Casas de Cultura Estrangeira), localizado na área 1 do Centro de Humanidades, no Campus do Benfica.

Fonte: Ana Filgueira, aluna da graduação em Letras-Português-Alemão da UFC – fone: 85 99684 9016