UFC ganha extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do TJCE

Imagem: A solenidade de formalização do convênio foi realizada na Reitoria (Foto: Ribamar Neto/UFC)A Universidade Federal do Ceará e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) firmaram convênio para criação e instalação da extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Fórum Clóvis Beviláqua em dependências da Faculdade de Direito da UFC.

A solenidade de formalização do convênio foi realizada na Reitoria, na manhã desta terça-feira (28). O documento foi assinado pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos; pelo presidente do TJCE, desembargador Francisco Gladyson Pontes; e pela supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves. O diretor da Faculdade de Direito, Prof. Cândido Albuquerque, subscreveu o documento como testemunha.

São entidades intervenientes do convênio a Procuradoria-Geral de Justiça, na pessoa do procurador Plácido Barroso Rios, e a Defensoria Pública Geral do Estado, que tem à frente a defensora Mariana Lobo.

Além de buscar promover a "solução pacífica dos conflitos por meio da conciliação e mediação, com atuação pré-processual em demandas de família e cível, bem como implantação das oficinas de parentalidade", o centro também servirá para capacitar e treinar servidores docentes e técnico-administrativos, bem como estudantes, como mediadores e conciliadores.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

As atividades da extensão do CEJUSC na Faculdade de Direito ocorrerão em salas do Núcleo de Práticas Jurídicas (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro, com entrada pela portaria da Rua General Sampaio), que está sob a coordenação da Profª Camilla Araújo Colares de Freitas. No local também funciona o Núcleo de Mediação, em parceria com a Defensoria Pública e o Ministério Público.

Com a implantação dessa extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania vinculado ao TJCE, a Profª Camilla explica que as atividades se ampliam para o atendimento a um público maior, além daquele formado por pessoas consideradas hipossuficientes, que recorrem à Defensoria Pública.

Imagem: O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, e o presidente do TJCE, desembargador Francisco Gladyson Pontes (Foto: Ribamar Neto/UFC)FORMAÇÃO – Em sua fala, o Prof. Cândido Albuquerque ressaltou o reforço que a implantação da extensão do CEJUSC trará para a formação dos alunos do Curso de Direito. Segundo ele, a cultura dessas graduações (desde sua época de estudante) é a da preparação do futuro profissional para ganhar processos, vencer as ações. Atualmente é crescente a necessidade de formação de profissionais do direito preparados para resolver as questões por meio da negociação, da mediação, da conciliação, sem que se chegue a um nível de litígio que seja resolvido apenas pela via judicial.

O reitor Henry Campos concordou com as afirmações do diretor da Faculdade e parabenizou os esforços que vêm sendo feitos naquela unidade acadêmica, como em outras da UFC, para colocar os alunos cada vez mais em contato com a realidade que irão enfrentar no futuro, como profissionais.

Henry Campos agradeceu ao presidente do TJCE por mais essa parceria, lembrando de outras iniciativas, como o recente convênio assinado para que o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC colabore com o TJCE na realização de perícias médicas necessárias ao andamento de processos judiciais e solicitadas por magistrados das varas cíveis da comarca de Fortaleza.

Para o presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, o novo acordo com a UFC representa muito para o poder Judiciário, com a ampliação de suas ações no campo da mediação e da conciliação. "Já desenvolvemos essas atividades internamente e em outras universidades. Agora angariamos mais um parceiro. E um parceiro de grande relevo, que é a UFC. Há muito tempo buscávamos essa parceria. Mas como tudo tem seu tempo, o tempo chegou".

Também estiveram presentes à solenidade a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito, Profª Tarin Cristino Frota Mont'Alverne; o coordenador do Curso de Direito da UFC, Prof. Sidney Guerra Reginaldo; o diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, desembargador Heráclito Vieira; o presidente da Câmara Nacional de Mediação e Arbitragem dos Profissionais Liberais, Heli Bravo Mendes, dentre outros.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331