Equipe campeã de Futebol 7 dos Jogos Universitários 2018 é recebida na Reitoria

Imagem: Equipe campeã com o reitor da UFCO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (28), a equipe masculina da UFC campeã na modalidade Futebol 7 (society) nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) 2018. A competição aconteceu em maio deste ano, em Palmas (TO), e contou com a participação de mais de 200 atletas das cinco regiões do País.

Além dos 12 alunos-atletas, estiveram presentes ao encontro Clovandi Costa, técnico da equipe; Wildner Lins, coordenador de Atividades Desportivas da UFC; e o Prof. Manuel Furtado Neto, pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFC.

Na ocasião, o reitor parabenizou o excelente desempenho da equipe, que conquista o bicampeonato na modalidade, e destacou a importância do desporto para a UFC. Ressaltou ainda a parceria firmada com a Prefeitura de Fortaleza para a construção de uma unidade do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA), em terreno cedido do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O local, enfatizou o Prof. Henry, além do atendimento à comunidade, será ambiente de formação para estudantes dos cursos da UFC na área de desporto.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

A equipe feminina da UFC conquistou o vice-campeonato na modalidade Futebol 7 nos JUBS 2018. Na pontuação do troféu eficiência, espécie de ranking das instituições de ensino superior (IES) e Federações Universitárias Estaduais (FUEs) que avalia as melhores classificadas nas competições promovidas pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU, a equipe de Futebol 7 masculina da UFC ficou em primeiro lugar, com 80 pontos, e a feminina, em segundo lugar, com 70 pontos.

CONQUISTA – O jogo decisivo da competição contou com uma vitória ampla de 4x0 sobre o time da casa, o UFT, da Universidade Federal do Tocantins. Para chegar até o topo do pódio, no entanto, a equipe da UFC teve que contar com muita garra. "Foi um campeonato motivo de muita alegria pra gente, até porque não começamos tão bem a competição, com uma derrota no final do jogo. Então rolou aquela pressão e a gente conseguiu manter os pés no chão, fomos ganhando jogo a jogo até que deu certo", comenta o defensor Anderson Oliveira, aluno do último semestre de Educação Física. Na equipe desde 2013, Anderson agregou ao time a experiência como jogador profissional de futebol de campo, tendo já atuado em times como Horizonte e Tiradentes.

Vicente Ferreira, aluno de licenciatura em Educação Física, é ala e está na equipe desde 2011. "Estou desde a época em que a gente só ralava e apanhava, a gente jogava para perder de pouco", brinca. Para Vicente, a evolução nos resultados dos atletas da UFC deve-se ao investimento no desporto universitário nos últimos anos. "Conforme o tempo foi passando a gente foi evoluindo, conquistando título e mais investimentos foram voltados para nós. Quando a gente passou a treinar na quadra do CEU, que foi reformada, os nossos resultados evoluíram muito", afirma.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331