Fórum de Oportunidades Inovadoras reúne empresários e pesquisadores no Pici

Imagem: O diretor de Inovação do Sindquímica, Alexandre Mota; o presidente do Sindquímica, Marcos Soares; o presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho; diretor-presidente da ASTEF, Barros Neto; o vice-reitor da UFC, Custódio Almeida; e o presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), André Siqueira (Foto: Giovanni Santos)O Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra recebe, durante esta quarta-feira (29), a primeira edição do Fórum de Oportunidades Inovadoras (FOPI), realização da Universidade Federal do Ceará e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O evento reúne vários pesquisadores da Universidade e representantes do setor produtivo local, proporcionando uma aproximação com o intuito de fomentar projetos de parceria.

O vice-reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, ressaltou ser fundamental que o diálogo entre o setor produtivo e a Universidade, através de suas pesquisas, seja permanente a partir de agora. "Ambos precisam se conhecer mais para saber em que podem apoiar um ao outro. O empresariado, com os recursos e a vontade de ter produtos inovadores, e a Universidade, com a pesquisa e o conhecimento para que isso se desenvolva", demonstrou o vice-reitor.

Ele explicou que essa aproximação tem relação direta com o Parque Tecnológico da UFC, que funcionará como conexão entre empresas e a Universidade, estimulando e facilitando investimentos em inovação tecnológica.

"O que fizemos foi criar o ambiente para promover essa aproximação entre a demanda das empresas e a oferta da Universidade. Trata-se de um grande desafio e estamos trabalhando para quebrar essas amarras", explicou o diretor-presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (ASTEF), Prof. José de Paula Barros Neto.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Imagem: O diretor-presidente da ASTEF, Prof. José de Paula Barros NetoO presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho, classificou o evento como "divisor de águas", no sentido de possibilitar maior sinergia e integração, podendo originar novos projetos de desenvolvimento.

"Temos aqui empresários e pesquisadores juntos, se conhecendo e vendo o que podemos fazer para transformar nossos negócios e o Estado do Ceará como um todo", disse o empresário, salientando que se trata de um processo em construção e que requer diálogo ininterrupto.

A manhã contou com palestras de apresentação das principais estruturas de fomento à inovação da UFC: a Coordenadoria de Inovação Tecnológica, o Parque Tecnológico e a Fundação ASTEF. Também foram apresentados a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e o Centro de Excelência em Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Houve, ainda, a assinatura de termos de cooperação entre sindicatos de alguns setores empresariais e a Fundação ASTEF. No período da tarde, ocorrem reuniões temáticas entre pesquisadores da UFC e representantes de empresas.

A coordenação do FOPI na UFC está a cargo do Centro de Tecnologia (CT) e do Centro de Ciências (CC), com suporte da Fundação ASTEF, que atua como agente facilitador para a implementação de parcerias entre os pesquisadores da Universidade e as diferentes instituições. Mais informações estão no site do fórum.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938