Procurar no portal

UFC recebe visita de professores estrangeiros em projetos internacionais

Imagem: O Prof. Paul Laurain é docente e pesquisador da Universidade Paris 7 (Foto: Divulgação)Nesta última semana de agosto e na primeira de setembro, o Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará recebe a visita dos professores Ian Melbourne, da Universidade de Warwick (Reino Unido), e Paul Laurain, da Universidade Paris 7. Os professores fazem parte das equipes científicas de dois projetos internacionais em cooperação com o Departamento de Matemática, ambos financiados por recursos estrangeiros.

Na próxima quinta-feira (6), no primeiro andar do bloco 914 do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, o Departamento de Matemática promove seminário de pesquisa com os dois professores visitantes como parte das atividades dos projetos, acessível a alunos de graduação e pós-graduação de matemática e áreas afins.

A conferência do Prof. Melbourne, intitulada "O que é... o teorema central do limite", ocorrerá às 11h. Apresentando diversos exemplos, ele discutirá como esse clássico teorema da teoria da probabilidade aparece de modo ubíquo em modelos puramente determinísticos. Já o Prof. Paul Laurain fará uma exposição sobre "Analysis of conformally invariant problems", programada para as 14h. Em sua palestra, ele apresentará resultados recentes que redefiniram completamente a área nos últimos 10 anos.

PARCERIAS – A visita do Prof. Melbourne, renomado pesquisador com ampla experiência em universidades americanas e europeias, é a primeira de uma série de missões de colaboração com o Prof. Yuri Lima, do Departamento de Matemática da UFC, para desenvolver a pesquisa referente ao projeto Decaimento de Correlações e Propriedades Estocásticas de Sistemas Dinâmicos em Dimensão Alta, agraciado com financiamento da renomada The Royal Society, do Reino Unido.

Imagem: O Prof. Ian Melbourne integra o corpo docente e de pesquisdores da Universidade de Warwick, do Reino Unido (Foto: Divulgação)Enquanto o Prof. Melbourne é especialista em propriedades estocásticas de sistemas dinâmicos, o Prof. Lima tem experiência em dinâmica simbólica para sistemas com hiperbolicidade fraca. A ideia do projeto de colaboração é unir as duas experiências para entender a complexidade dos chamados fluxos geodésicos, um tópico clássico em matemática, com problemas de extrema dificuldade e aplicações em diversas áreas, da macroeconomia à física estatística.

O Prof. Paul Laurain é um dos mais proeminentes jovens nomes da análise geométrica, área da matemática que descreve as formas geométricas mais eficientes e estáveis, descritas por equações diferenciais parciais.

Atualmente, Laurain dedica-se a descrever o conjunto das superfícies de Willmore, objetos geométricos que representam membranas elásticas que exigem níveis mínimos de energia para permanecer estáveis.

Por conta de suas contribuições seminais a esse tema, o professor francês integra a equipe estrangeira do projeto CAPES-COFECUB Análise Geométrica e Teoria de Singularidades de Espaços Estratificados, financiado com recursos brasileiros e franceses e coordenado no Brasil pelo Prof. Jorge Lira, do Departamento de Matemática da UFC.

Fontes: Prof. Yuri Lima e Prof. Jorge Lira, do Departamento de Matemática da UFC – fones: 85 3366 9884 e 3366 9888

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300