Contra mitos e estigmas, UFC abre Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio

Imagem: Prof. Fábio Gomes de Matos, coordenador do Pravida (Foto: Ribamar Neto/UFC)O suicídio é um tema de múltiplos contornos cuja prevenção é circundada de dúvidas: como identificar uma ideação suicida? Como abordar o tema? Que estratégias devem ser utilizadas para evitá-lo? É para responder a questões como essas que a Universidade Federal do Ceará, por meio do Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), lançou, na manhã desta segunda-feira (3), sua programação no Setembro Amarelo, mês nacional de prevenção do suicídio.

De acordo com o coordenador do PRAVIDA, Prof. Fábio Gomes de Matos, da Faculdade de Medicina, Fortaleza é a segunda capital do País com maior incidência do fenômeno. São cerca de 300 casos por ano, registrados na Região Metropolitana. Segundo o docente, o número pode ser ainda maior, já que há uma subnotificação de casos – por vezes, registrados como "acidentes".

Veja mais imagens do evento no Flickr da UFC

"Há preconceitos, estigmas, tabus, e isso dificulta o enfrentamento do problema. Isso precisa ser modificado para que tenhamos um papel mais propositivo. Precisamos falar de prevenção, e é por isso que nosso lema é 'Todos pela vida'. A UFC, como farol da sociedade, está fazendo sua parte", explica Gomes de Matos.

O lançamento do Setembro Amarelo da UFC, ocorrido no auditório da Reitoria, contou com a presença de pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e integrantes de instituições parceiras do PRAVIDA, como Ministério Público Estadual (projeto Vidas Preservadas), Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará, Assembleia Legislativa e Corpo de Bombeiros.

Imagem: O Reitor Henry Campos participou do lançamento da programação (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor da UFC, Prof. Henry Campos,chamou a atenção para a luta da UFC nessa área, tanto dentro da Universidade quanto em outras esferas da sociedade. "Precisamos contribuir com a saúde e a integridade física e mental de nossos estudantes. Trabalhar por uma cultura de paz e de respeito à diversidade, trabalhar pela cultura da solidariedade. O processo de ensino-aprendizagem deve ser prazeroso e não devemos aceitar de forma alguma que o assédio, de qualquer natureza, aconteça", afirmou.

A diretora da Faculdade de Medicina, Profª Valéria Goes, acrescentou que "calar e desconsiderar o tema suicídio não ajuda. Precisamos refletir sobre o que fazemos em favor do conhecimento a respeito do tema. O Setembro Amarelo é uma campanha de alerta, oportuna, para fornecer à sociedade informações técnicas de abordagem e para contribuir com a redução do estigma e do preconceito que o envolvem".

Imagem: Estudantes, gestores e integrantes de instituições parceiras participaram do lançamento (Foto: Ribamar Neto/UFC)PROTAGONISMO – O PRAVIDA existe há 14 anos e é um dos pioneiros do Ceará na área de prevenção do suicídio, tendo sido embrião da criação do Setembro Amarelo.

Além de atendimentos semanais, às quintas-feiras, promove projetos como o PRAVIDA nas Escolas, o PRAVIDA Itinerante (em municípios como Quixeré, Canindé e Paracuru), o PRAVIDA IJF (em parceria com o hospital Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza), bem como ações de pesquisa.

Além disso, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) encampa outra frente de atuação. Seu Programa de Apoio Psicológico ao Estudante Universitário (PAPEU) conta com 13 psicólogos e mantém atendimento continuado a cerca de 200 alunos, semanalmente, na Capital e no Interior. A Clínica-Escola de Psicologia, em Fortaleza, e o Serviço de Psicologia Aplicada, no Campus de Sobral, também são referência de acolhimento e atendimento na UFC.

Outra iniciativa é o Centro de Atenção ao Estudante e de Pesquisa do Estresse (CAEPES), que promove ações de saúde mental a estudantes da área de saúde da UFC, tendo em vista que, de acordo com a literatura mundial, trata-se do segmento com maior acometimento de ansiedade e depressão.

A estimativa é que 27,5% de estudantes da área de saúde, no mundo, sofrem com esses problemas. O CAEPES realiza, atualmente, 52 atendimentos. Além de ações de prevenção, tratamento e reabilitação, o centro também promove palestras, rodas de conversa e encontros sobre o tema.

Imagem: Programação do Pravida se estenderá por setembro PROGRAMAÇÃO – O Setembro Amarelo inclui uma programação de palestras, visitas e seminários (veja na imagem ao lado). Detalhes podem ser vistos na página do PRAVIDA no Facebook.

Para além disso, a Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC realizará, na quarta-feira (5), a mesa-redonda Prevenção do Suicídio. O evento é aberto à comunidade universitária.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331