MAUC integra 12ª Primavera dos Museus e realiza oficinas abertas ao público

Imagem: Cartaz da Primavera dos Museus no MAUCO Museu de Arte da UFC (MAUC) e o Memorial da UFC estão com inscrições abertas até domingo (9), através de formulário eletrônico, para duas oficinas gratuitas e abertas ao público, dentro da programação da 12ª Primavera dos Museus: "Introdução à educação patrimonial (teoria e prática)" e "Elaboração de roteiros práticos de ação educativa em museus".

A oficina sobre educação patrimonial será ministrada por Adson Rodrigo Pinheiro, nos dias 19 e 20 deste mês, das 13h às 17h. Já a oficina sobre roteiros de ação educativa será conduzida por Josiane Vieira e Rafael Farias, no próximo dia 21, das 8h às 17h.

Adson Pinheiro é mestre em História Social pela UFC, com especialização em História do Brasil pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e MBA em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado. Atua em pesquisas na área de gestão cultural, sobretudo no campo do patrimônio cultural, educação patrimonial e patrimônio imaterial. Atualmente, exerce o cargo de gerente de Educação Patrimonial da Secultfor.

Rafael Farias é mestre em História Social pela UFC. Atua na área de História do Brasil Contemporâneo e Republicano e participa de grupo de pesquisa sobre censura nas décadas de 1960, 1970 e 1980. É historiador do Memorial da UFC.

Josiane Vieira é museóloga do Memorial da UFC, mestre em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST), graduada em História (UFC) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (UFC/CNPq).

Para cada formação são oferecidas 25 vagas. A lista dos inscritos será publicada na segunda-feira (10), no site do MAUC.

PRIMAVERA DOS MUSEUS – Uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a 12ª Primavera dos Museus tem neste ano o tema "Celebrando a educação em museus". A proposta é levantar a reflexão acerca daquelas que são consideradas as principais missões de todo museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, para a vida em sociedade, para a importância das memórias e para o valor do patrimônio cultural musealizado.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fone: 85 3366 7481