Procurar no portal

Especialistas defendem importância do acolhimento para prevenção do suicídio

Imagem: Os psicólogos Leonardo Viana de Vasconcelos Martins e Alessandra Silva Xavier (Foto: Ribamar Neto/UFC)O senso de responsabilidade social foi um dos fatores que despertaram no educador físico Fausto Medeiros a vontade de estar presente à mesa-redonda Prevenção do Suicídio, promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal do Ceará na manhã desta quarta-feira (5), no auditório da Pró-Reitoria de Extensão, no Campus do Benfica.

Também estudante de Agronomia na UFC, Fausto acredita que o tema perpassa por todas as áreas e deve ser abordado. "Eu trabalho com jovens e idosos e observo casos recorrentes. Então o assunto é muito atual e presente e, como educador, achei muito importante vir para ampliar meu olhar sobre o tema", relatou.

O evento, aberto ao público, contou com exposições do psicólogo e membro do Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA) da UFC Leonardo Viana de Vasconcelos Martins e da psicóloga e professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Alessandra Silva Xavier.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

SOLUÇÕES INTEGRADAS – Destacando o suicídio como segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo, a Profª Alessandra Silva Xavier fez uma ampla abordagem sobre o tema. Segundo a docente, ações de prevenção poderiam ser eficazes em 90% dos casos.

Alessandra Xavier destacou, ainda, sinais que podem ser observados em pessoas com ideação suicida, como desesperança, dificuldades para dormir, falta de cuidado consigo, desmotivação, pensamentos incontroláveis e distorcidos. Fatores de risco também foram apontados pela docente: depressão, tentativa anterior, baixa autoestima, sofrimento de maus-tratos, abuso sexual e bullying, entre outros.

Imagem: Público do evento Para vencer os riscos, a psicóloga apontou fatores de cuidado. "A rede de cuidado é o que faz a gente se sentir vinculado, saber que tem com quem contar, que não está sozinho", explicou. "Amizade, família com vínculos protetivos, desenvolvimento da esperança, rede de apoio e políticas integradas de cuidado com saúde, educação, arte, cultura e esporte" foram elementos assinalados pela professora.

ACOLHIMENTO – O psicólogo Leonardo Martins, do PRAVIDA, reforçou pontos apresentados pela Profª Alessandra Xavier, em especial no que diz respeito à fragilidade das relações humanas. O profissional também indicou a necessidade do preparo no acolhimento dos pacientes com ideação suicida. "A realidade humana é permeada pela angústia e pelo desespero. Ignorarmos isso e não termos mecanismos para lidar com o problema é muito sério. Precisamos conhecer o fenômeno: sair do achismo, do senso comum, e entrar no saber científico, que nos possibilita compreender melhor o que acontece na cabeça de um paciente suicida e como podemos conversar com ele e realizar intervenções", disse.

Para o psicólogo, a prevenção deve ser trabalhada em todos os ambientes. "As pessoas que atuam num ambiente escolar, por exemplo, não têm noção de saúde mental, mas podem ser atuantes e intervir num momento crucial em que o indivíduo está precisando de ajuda e acolhimento", defendeu.

Compartilhando o mesmo pensamento do psicólogo do PRAVIDA, a técnica em enfermagem Edgley Silva de Souza, da Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CEDEFAM), compareceu à mesa-redonda. "Eu trabalho num setor de acolhimento, e precisamos ver as pessoas numa dimensão holística, do lugar social de onde elas vêm. Elas não vêm só com uma doença. Então precisamos estar conectados a esses momentos importantes. Não podemos tornar invisível uma questão como essa", comentou.

PROGRAMAÇÃO – O Setembro Amarelo inclui uma programação de palestras, visitas e seminários. Detalhes podem ser vistos na página do PRAVIDA no Facebook.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300