Professor do CAEN participa de audiência pública no Senado Federal

Imagem: O Prof. José Raimundo Carvalho, do CAEN, foi convidado a falar na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)O Prof. José Raimundo Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará, participou, nessa quarta-feira (5), de audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal para discutir os reflexos da crise da segurança pública sobre as contas do País.

Segundo o professor, a violência contra a mulher gera um prejuízo de pelo menos R$ 975 milhões por ano, conforme estudo apresentado por ele no evento. Os dados expostos levam em conta apenas o prejuízo provocado pelo chamado absenteísmo – as faltas ao trabalho por mulheres vítimas de violência. Essas informações estão reunidas na Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDF Mulher), coordenada por ele em parceria com o Instituto Maria da Penha.

De acordo com o estudo, 12,5% das mulheres empregadas nas capitais nordestinas sofreram algum tipo de violência doméstica nos últimos 12 meses. Do total de vítimas, 25% disseram ter perdido ao menos um dia de trabalho por conta das agressões. Para o Prof. José Raimundo, a violência doméstica pode ser interpretada "como um choque negativo no capital humano da mulher".

A audiência dessa quarta-feira (5) foi a primeira de uma série que avalia as políticas públicas do Poder Executivo fiscalizadas pela CAE. Assista ao evento na íntegra acessando o site do Senado Federal.

Com informações da Agência Senado.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho, do CAEN da UFC – fone: 85 3366 7751