NUDIJUS tem aprovados 18 trabalhos em congresso internacional

Imagem: Foto da equipe do NúcleoO Núcleo de Estudos Aplicados Direito, Infância e Justiça (NUDIJUS) da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará teve aprovados 18 trabalhos no VIII Congresso Mundial dos Direitos da Infância e Adolescência, que será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, na cidade de Málaga, na Espanha. Um dos mais importantes eventos científicos na área, o congresso reunirá pesquisadores de todo o mundo na discussão de temas voltados à criança e adolescência, sob os eixos temáticos: educação; violência e pobreza; cultura e esporte; direitos sociais; família; tecnologia; Internet e redes sociais.

Destaca a Profª Raquel Coelho, coordenadora do NUDIJUS, que todos os trabalhos submetidos ao evento pelo núcleo foram aprovados, o que é resultado de uma preparação científica que levou dois anos. "Realizamos oficinas ensinando o que é pesquisa aos nossos bolsistas; trabalhamos com os alunos da pós-graduação. E o bacana disso é que tanto jovens que entraram pela ampla concorrência quanto pelas cotas tiveram trabalhos aprovados. Então, não há diferença, e o aluno cotista faz, sim, ciência na universidade. E faz bonito", ressalta.

Atualmente com 32 integrantes, o NUDIJUS agrega alunos de graduação e pós-graduação da UFC e de instituições de ensino particulares, além de profissionais e operadores do direito, como membros do Ministério Público e da Defensoria Pública. Um dos integrantes é o estudante Plácido Sampaio, do sexto semestre do Curso de Direito da Faculdade Integrada Grande Fortaleza (FGF), que realiza pesquisa sobre homicídio de jovens no Ceará. Um dos que tiveram trabalho aprovado para o congresso internacional, Plácido destaca o preocupante aumento no número de meninas assassinadas no Estado. "Apesar de a maioria das vítimas de homicídio ainda ser composta por homens, de 2017 para 2018, aumentou em quase 200% o índice de morte de meninas com idades entre 10 e 19 anos", afirma.

Outro trabalho que estará em Málaga é o da aluna do sétimo semestre da Faculdade de Direito da UFC Lara Luna, que pesquisa a temática da justiça restaurativa, processo colaborativo de resolução de conflitos envolvendo maior participação do infrator e da vítima. Em seu artigo, Lara apresentará tanto o crescimento quanto as vantagens da justiça restaurativa no Ceará nos últimos anos. "O método que a gente utiliza atualmente no Brasil, o sociopenal, não considera a vítima. A questão é restaurar a vítima, a pessoa que cometeu o delito e a sociedade. É uma maneira de tratar não punitiva, na qual a pessoa que cometeu o delito consiga ver as consequências do que ela fez e consiga reparar seus danos", explica.

CAMPANHA – Para viabilizar a ida dos pesquisadores à Espanha, o NUDIJUS está realizando uma campanha virtual para custear a viagem e estada dos estudantes. Interessados em colaborar podem acessar página na Internet e efetuar doações de qualquer valor. É possível também contribuir com o livro de ouro confeccionado pelos estudantes (material que recolhe doações mediante assinaturas) ou, ainda, adquirir as "nuditrufas", trufas de chocolate que estão sendo vendidas pelos estudantes na Faculdade de Direito da UFC. Mais informações sobre como contribuir com a campanha podem ser obtidas através do telefone (85) 99979 5611.

SOBRE O NÚCLEO – O NUDIJUS atua há cinco anos com pesquisa sobre direitos fundamentais de crianças, adolescentes e jovens, além de manter atividades de extensão na mesma área. Sob a coordenação da Profª Raquel Coelho de Freitas, atualmente tem se concentrado em trabalhos sobre os seguintes temas: sistema socioeducativo, vulnerabilidades e direitos fundamentais, direito à cidade e justiça juvenil restaurativa.

Fonte: Profª Raquel Coelho, coordenadora do NUDIJUS – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.