UFC entrega título de Professor Emérito a Pedro Henrique Saraiva Leão nesta quinta (13)

Imagem: Pedro Henrique Saraiva Leão foi indicado para receber a honraria pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina (Foto: divulgação)A Universidade Federal do Ceará entregará, na próxima quinta-feira (13), o título de Professor Emérito ao médico, poeta, ensaísta e professor da Faculdade de Medicina Pedro Henrique Saraiva Leão. A cerimônia será realizada às 19h no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

O título foi concedido ao professor por meio da Resolução nº 27 do Conselho Universitário (CONSUNI), de 6 abril de 2015, em reconhecimento institucional à sua dedicação e aos relevantes serviços prestados como docente da UFC. Pedro Henrique Saraiva Leão foi indicado para receber a honraria pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina.

Com mais de 50 anos de academia, Pedro Henrique Saraiva Leão, que se formou em medicina em 1963 pela UFC, possui extenso currículo. Recebeu, em 2006, diploma de Notório Saber pela UFC e, em 2014, diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Conselho Regional de Medicina. Em 1968, tornou-se membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, a qual presidiu nos anos de 1981 e 1982. Em 1975, fundou em Fortaleza o Clube de Colostomizados do Brasil, o primeiro do país. É membro-fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, em São Paulo. Em 2003, recebeu a Medalha Barca Pellon, a maior comenda médica do Estado do Ceará, e em 2016 foi agraciado com o Troféu Sereia de Ouro.

Pedro Henrique Leão também é escritor, com diversos livros na área de medicina e vários outros de poesia. É ex-presidente estadual e nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES), além de titular da Academia Cearense de Medicina e da Academia Cearense de Letras, tendo sido também presidente desta última.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331