Documentário e filme sobre Padre Cícero serão exibidos em espaço audiovisual do Corredor Cultural

Bairro já conhecido por reunir cineclubes e oferta de cursos sobre a sétima arte, o Benfica conta com momentos destinados à apreciação e discussão de obras audiovisuais nesta primeira edição 2018 do Corredor Cultural. O auditório da Reitoria recebe, no domingo (16), o espaço de cinema do evento, onde será exibido às 10h30min o documentário Padre Cícero – O Filme (2018), dirigido pelo escritor e cineasta Raymundo Netto.

A obra, lançada em julho com livro homônimo, acompanha os bastidores de produção do controverso filme Padre Cícero – Os Milagres de Juazeiro (1976), de Hélder Martins de Moraes, primeiro longa-metragem colorido produzido no Ceará. Entrevistas com atores e figurantes, análise de registros da época e pesquisa historiográfica motivaram o escritor a explorar o percurso de produção da película. Em seguida, haverá debate com o realizador Raymundo Netto, que falará sobre o trabalho que culminou em filme e livro, lançados neste ano pela Fundação Demócrito Rocha.

À tarde, às 14h, quem quiser conferir a obra que serviu como matéria-prima para o documentário poderá assisti-lo em uma segunda sessão de cinema. A cinebiografia retrata a vida e a obra religiosa do padre Cícero Romão Batista, abordando sua trajetória enquanto personagem influente na política e na religião nordestinas, que o levou a ser seguido e adorado como santo até os dias atuais. Com orçamento alto para a época e elenco de peso – nomes como José Lewgoy, Dirce Migliaccio e Ana Miranda foram contratados –, o filme não obteve boa recepção e acabou obscurecido na história do audiovisual cearense.

A programação completa pode ser acessada no site do evento e na fanpage do Corredor Cultural no Facebook.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), com agradecimento à Enel, apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR) e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

Serviço:
Corredor Cultural Benfica 2018 – 1ª edição
16 de setembro, das 7h às 22h
Local: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica)
Grátis

Fonte: Assessoria de Comunicação do Corredor Cultural Benfica – fones: 85 3366 7319 e 99905 0020