Agência UFC: pesquisadores do Departamento de Física descobrem novo exoplaneta

Imagem: Prof. Daniel Brito, do Departamento de Física, é um dos cientistas envolvidos na descoberta (Foto: Ribamar Neto/UFC)Pesquisadores do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, em parceria com outras universidades, nacionais e internacionais, descobriram um exoplaneta (planeta fora do sistema solar) até então desconhecido da ciência. A descoberta é relevante até mesmo para o estudo de identificação de uma possível nova Terra.

Batizado de IC 4651 9122B, o planeta tem características similares às de Júpiter, que cumpre, no sistema solar, o importante papel de proteger a Terra de asteróides. O 9122B, de massa imensa, pode ter agido de forma semelhante em relação a um possível outro planeta, que teria tido tempo de se desenvolver biologicamente, sem a incidência de asteróides, assim como a Terra. A confirmação disso, porém, depende de outros estudos mais aprofundados.

As informações completas sobre a pesquisa, que inaugura a linha de exoplanetologia do Departamento de Física, estão disponíveis no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Agência UFC de Notícias – fone: 85 3366 7331