Procurar no portal

CAEPES, da Faculdade de Medicina, promove eventos sobre prevenção do suicídio

Imagem: Cartaz com programação das atividadesO Centro de Atenção ao Estudante e de Pesquisa do Estresse (CAEPES) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará também está com uma programação especial em alusão ao Setembro Amarelo, mês da prevenção do suicídio.

Nos dias 13, 18 e 26 de setembro, sempre das 12h30min às 14h, haverá palestras e mesa-redonda sobre o tema, com especialistas da área de psiquiatria, para servidores docentes e técnicos e estudantes de cursos do Campus do Porangabuçu da UFC.

No dia 13, será realizada uma roda de conversa coordenada pelo psiquiatra e servidor da UFC Henrique Luz. No dia 18, Fábio Gomes de Matos, professor da Faculdade de Medicina e coordenador do Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), fará palestra sobre como abordar e prevenir o suicídio.

Já no dia 26, a psiquiatra Thais Feitosa, do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinho, e a psiquiatra e professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Alessandra Xavier farão mesa-redonda sobre o tema.

Os eventos são gratuitos e não há necessidade de inscrição, bastando aos interessados comparecer, no horário, ao Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (bloco didático da Faculdade de Medicina).

SETEMBRO AMARELO – Estima-se que Fortaleza seja a segunda capital do País com o maior número de suicídios registrados. Na UFC, o CAEPES é um dos núcleos a tratarem do tema com ações de saúde mental voltadas a estudantes da área de saúde da UFC, tendo em vista que, de acordo com a literatura mundial, trata-se do segmento com maior acometimento de ansiedade e depressão.

A estimativa é que 27,5% de estudantes da área de saúde, no mundo, sofrem com esses problemas. O CAEPES realiza, atualmente, 52 atendimentos. Além de ações de prevenção, tratamento e reabilitação, o centro promove palestras, rodas de conversa e encontros sobre o tema.

Fonte: Centro de Atenção ao Estudante e de Pesquisa do Estresse – fone: 85 3366 8335

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300