Procurar no portal

Aprendizado de máquina e inteligência artificial inauguram ciclo de seminários de pós-graduação

Imagem: Cartaz da atividadeNesta sexta-feira (14), às 10h, no auditório do bloco 725 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Av. Mister Hull, s/n, Pici), ocorrerá o seminário Minimal Learning Machine: Teoria e Aplicações, com apresentação do Prof. Amauri Holanda (IFCE).

O evento é gratuito, aberto à comunidade acadêmica e destinado a alunos de mestrado e doutorado interessados nos mais recentes avanços nas áreas de aprendizado de máquina e inteligência artificial.

Conforme explica o Prof. Guilherme Barreto, da comissão organizadora do seminário, minimal learning machine (MLM) é um algoritmo de aprendizado de máquina voltado para problemas complexos de classificação e regressão. A vantagem do MLM é que captura informações não capturadas por algoritmos convencionais, por ser baseado em matrizes de distâncias entre vetores de atributos, em vez de vetores de atributos propriamente ditos.

A atividade dá início ao ciclo do Seminário em Tópicos Avançados em Aprendizado de Máquina, com edições mensais até o final de 2018, tendo a participação de especialistas de outras instituições cearenses de ensino superior. A iniciativa é de docentes e pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (PPGETI) da UFC.

SOBRE O CONVIDADO ‒ Amauri Holanda é professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Possui doutorado e mestrado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduação em Telemática pelo IFCE. É membro permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação do IFCE. Atualmente, pesquisa temas como otimização bayesiana, deep learning, aprendizado não supervisionado, reconhecimento de voz e imagens, e aplicações biomédicas.

Fonte: Prof. Guilherme de Alencar Barreto, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática da UFC ‒ fone: 85 3366 9467

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300