Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Professor de Russas publica sobre segurança na construção civil em revista internacional

Imagem: O estudo pode contribuir para a segurança na construção civil e a prevenção de risco de desabamentoOs campi da Universidade Federal do Ceará no Interior têm se destacado não apenas com ensino e extensão de qualidade, mas também com pesquisas de ponta. Em Russas, o Prof. Esequiel Mesquita, do Curso de Engenharia Civil, publicou artigo científico no periódico internacional Sensors and actuators A: physical, nível qualis A1 na classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Leia também: Tese de professor da UFC em Sobral recebe menção honrosa em evento nacional

A Sensors and actuators A: physical é considerada uma das mais prestigiadas revistas científicas da área. O trabalho do Prof. Esequiel, intitulado Optical sensors for bond-slip characterization and monitoring of RC structures, apresenta dois protótipos de sensores óticos com aplicação em estruturas de concreto armado para monitoramento da aderência aço-concreto.

O estudo pode contribuir para a segurança na construção civil e a prevenção de risco de desabamento. "A aderência aço-concreto é essencial para que uma estrutura de concreto armado se mantenha em perfeito funcionamento", afirma o pesquisador, especialista em monitorização de estruturas.

Ele acrescenta que quando ocorre a diminuição dessa aderência e o aço se desloca no interior do elemento de concreto, há a perda da capacidade de funcionamento do elemento ou estrutura, acarretando possíveis fissuras, ruptura ou colapso.

Ainda segundo o Prof. Esequiel, "os sensores desenvolvidos permitem acompanhar os deslocamentos internos da armadura no interior do concreto, na ordem dos micrometros – uma ordem de grandeza essencial à prevenção dos riscos associados –, e garantir que se possa proceder à recuperação ou reforço da estrutura".

Imagem: Prof. Esequiel Mesquita, do Curso de Engenharia Civil (Foto: acervo pessoal)PARCERIA INTERNACIONAL – O trabalho foi realizado em colaboração internacional, com a participação dos pesquisadores Paulo Antunes, Nélia Alberto, Luis Pereira e Carlos Marques, da Universidade de Aveiro; Humberto Varum e José Melo, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Paulo S. André, do Instituto Superior Técnico de Lisboa; e Andreas Theodosiou e Kyriacos Kalli, da Cyprus University of Technology.

Os pesquisadores trabalharam em dois protótipos de sensores óticos que permitem o monitoramento em tempo real dos deslocamentos que por ventura ocorram no interior da peça de concreto armado, seja por atuação de carregamentos, seja por imposição de ações naturais, como os sismos.

Fonte: Coordenação Acadêmica do Campus da UFC em Russas – fone: 88 3411 9223

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300