Energia, Internet, TI e segurança passam por melhorias na UFC

Imagem: Comitiva da administração superior da UFC que visitou projetos estruturantes em andamento no Campus do PiciUma comitiva da administração superior da Universidade Federal do Ceará visitou, na manhã desta sexta-feira (14), projetos estruturantes em andamento no Campus do Pici. Internet e tecnologia da informação, segurança, energia elétrica e infraestrutura têm sido alvo de ações de melhoria e ampliação, com benefícios para toda a UFC.

Um dos exemplos é o convênio da UFC com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que irá garantir, ainda em setembro, a ampliação da velocidade da Internet na Universidade, de 2 para 10 gigabit.

Trata-se de um aumento considerável na qualidade de navegação, sobretudo nos campi de Fortaleza, beneficiando o trabalho de pesquisadores e permitindo mais agilidade dos serviços da Instituição.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Administração, Almir Bittencourt, outra previsão é que, em 2019, seja executado projeto de Internet Wi-Fi de qualidade em todas as áreas da UFC. Além disso, conforme acrescentou o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação da (STI), Joaquim Bento Cavalcante Neto, está em processo de licitação um plano de melhoria da infraestrutura de fibra ótica da Universidade, necessária para a transmissão de dados.

AULA A DISTÂNCIA – O investimento em TI traz vantagens para todas as áreas, incluindo o ensino. Na sala de videoconferências do bloco 901 (UFC Virtual/STI), a comitiva teve a oportunidade de observar a primeira experiência de disciplina de graduação oferecida presencialmente e por videoconferência, concomitantemente.

A disciplina "Avaliação e perícia de engenharia" é ministrada pelo Prof. Ademar Gondim, superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC, para alunos de engenharia de Fortaleza, Russas e Crateús. As turmas no Interior assistem às aulas em tempo real, com a supervisão de um servidor da UFC, e suas atividades práticas são todas acompanhadas pelo docente, que realiza visitas frequentes aos campi.

Imagem: Na sala de videoconferências do bloco 901 acontece a pimeira experiência de disciplina de graduação oferecida presencialmente e por videoconferência, concomitantemente (Foto: Jr. Panela/UFC)"Isso permite a interação entre nossos campi e maximiza as possibilidades de aprendizado", avaliou o reitor Henry Campos.

Atualmente, a UFC conta com 17 salas de videoconferência, onde também são realizadas reuniões, defesas de trabalhos acadêmicos da pós-graduação, dentre outras atividades.

SEGURANÇA – Os gestores da UFC visitaram também as instalações provisórias da Unidade Integrada de Segurança (UNISEG) do Pici, resultado de acordo entre a UFC e o Governo do Estado para ampliação da segurança no campus. Com efetivo de 299 policiais, a UNISEG é responsável pela cobertura de sete bairros: Pici, Bom Sucesso, João XXIII, Jóquei Clube, Henrique Jorge, Autran Nunes e Dom Lustosa. A sede definitiva, em construção, ficará em terreno cedido pela Universidade, próximo ao campus.

ENERGIA – A comitiva visitou ainda a subestação de energia elétrica da UFC, recentemente construída e pronta para entrar em operação, restando os últimos procedimentos junto à empresa Enel Distribuição Ceará.

A subestação irá melhorar a qualidade e a estabilidade da energia do Campus do Pici, além de contribuir para a redução em até 20% no consumo de eletricidade no local. A economia para os cofres da UFC deverá ser em torno de R$ 1,3 milhão por ano.

Imagem: A subestação irá melhorar a qualidade e a estabilidade da energia do Campus do Pici (Foto: Jr. Panela/UFC)Segundo o reitor, a Universidade continuará investindo em projetos estruturantes, essenciais para dar suporte ao crescimento da Instituição. "Essa é uma das razões pelas quais a UFC vem mantendo sua saúde financeira e correndo atrás de parcerias. Há um esforço conjunto de PROPLAD, UFC-INFRA, STI e vários outros setores", afirmou.

VISITA – O grupo visitou também as novas instalações da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC-INFRA), no bloco 301 do Campus do Pici. A unidade estava funcionando temporariamente no prédio do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI), localizado no mesmo campus, por conta da reforma.

Além do reitor Henry Campos e dos professores Joaquim Bento Cavalcante (STI), Almir Bittencourt (PROPLAD) e Ademar Gondim (UFC-INFRA), participaram da comitiva o pró-reitor-adjunto de Planejamento e Administração, Augusto de Albuquerque; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Furtado; o superintendente-adjunto da UFC-Infra, Rafael Henriques, e o secretário do Conselho Universitário (CONSUNI), Aritomar Barros.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331